Cinco friburguenses vão receber a Medalha Tiradentes

Irmãs Celma e Francisca, Marly Pinel, professor João e o Frizão serão os agraciados, por indicação de Wanderson Nogueira
sexta-feira, 18 de maio de 2018
por Jornal A Voz da Serra
Alerj presta homenagem a Nova Friburgo por causa do bicentenário (Arquivo AVS)
Alerj presta homenagem a Nova Friburgo por causa do bicentenário (Arquivo AVS)

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj) escolheu, por indicação do deputado estadual Wanderson Nogueira (Psol-RJ), quatro personalidades friburguenses e a uma instituição do município para receber a Medalha Tiradentes, a maior honraria da casa. A condecoração é ofertada anualmente a duas personalidades estaduais, mas este ano terá uma edição especial devido ao bicentenário de Nova Friburgo, sendo inclusive realizada no município, em data ainda a ser definida.

Os homenageados foram todos indicados pelo deputado estadual friburguense Wanderson Nogueira, após debates com um grupo de jornalistas, e tiveram seus nomes anunciados na noite desta quinta-feira 17, no Palácio Tiradentes. Serão condecorados a irmã Celma Calvão, do Colégio Nossa Senhora das Dores; a irmã Francisca, do Colégio Nossa Senhora das Mercês; a colunista social e ícone do carnaval friburguense Marly Pinel (foto); o historiador  João Raimundo de Araújo; e o Friburguense Atlético Clube (foto). Todos foram escolhidos devido à sua grande colaboração com Nova Friburgo através de suas atividades.

Cada deputado tem direito a indicar dois homenageados a cada ano, totalizando oito ao longo de sua legislatura. Wanderson já homenageou a Acianf, a Rádio Friburgo AM e o Colégio Anchieta. O deputado reservou as cinco últimas para os 200 anos de Nova Friburgo.

A entrega da Medalha Tiradentes integra um conjunto de ações realizadas no estado  e promovidas por Wanderson Nogueira para promover Nova Friburgo neste mês dos 200 anos. Já foram realizados debates sobre a história da cidade, uma audiência com o objetivo de olhar para o futuro, além de uma exposição com atrações culturais friburguenses no Palácio Tiradentes. Tudo isso só tornou-se é possível devido uma lei do próprio parlamentar, que tornou 2018 “o ano de Nova Friburgo no Estado do Rio de Janeiro”.

O anúncio foi cercado de expectativas, já que o parlamentar fez questão de reunir jornalistas friburguenses para que fizessem uma lista e escolhessem personalidades que representam a cidade. “A história de todas essas pessoas se confundem com a trajetória de Nova Friburgo. Se trajetória pudesse ter um retrato, eles estariam nessa foto. Os nossos homenageados contribuíram, e muito, para o desenvolvimento de Nova Friburgo. Quem faz esse município ter tanto destaque são as pessoas. Precisamos valorizá-las”, destacou Wanderson Nogueira, que reside em Nova Friburgo.

Moções de louvor

Além da divulgação dos nomes que receberão a Medalha Tiradentes, também serão entregues moções de louvor, aplausos e congratulações do estado para demais friburguenses que fazem a diferença. São eles: Jane Ayrão, do Colégio Anchieta; Thereza (Barroso) Albuquerque e Mello (foto), que muito se dedicou ao Pró-Memória; a fotógrafa Regina Lo Bianco; a historiadora Janaína Botelho; o professor e conferencista Hamilton Werneck; a educadora Jean Beatriz Fersura Wermelinger; além do Colégio Nossa Senhora das Dores; da Associação da Mulher Mastectomizada de Nova Friburgo (Amma); da equipe de esportes da Rádio Nova Friburgo AM, liderada pelo locutor esportivo Fernando Bonan; do jogador do Friburguense Flávio Chagas, o Ziquinha; e do esportista José Tadeu.

Nesta quinta  também foi lançada a campanha “O melhor frio do Rio”, que visa a valorizar o charme de Nova Friburgo no inverno, e realizado o pré-lançamento do Festival Sesc de Inverno, que acontecerá de 20 a 29 de julho em Friburgo, Teresópolis e Petrópolis. 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Premio
Publicidade