A cidade dos sonhos por Lúcia Borges: para as pessoas

"Eu acredito que só com muito planejamento se chega a um resultado viável"
sábado, 11 de novembro de 2017
por Lúcia Borges
A arquiteta e urbanista Lúcia Borges (Arquivo pessoal)
A arquiteta e urbanista Lúcia Borges (Arquivo pessoal)
Como já dizia um grande amigo, o sonho de todo arquiteto e urbanista é revitalizar uma cidade. Entender como é uma cidade é parte de um estudo multidisciplinar onde profissionais de várias áreas se reúnem para um estudo do comportamento humano e suas necessidades.

"O mau planejamento impede que todos possam ir e vir com tranquilidade"

Lúcia Borges

Eu acredito que só com muito planejamento se chega a um resultado viável. Quem não quer uma cidade com acessibilidade, urbanizada, ciclovias, belos jardins, praças, sem poluição visual, educação e hospitais funcionando para atender bem a população?

Uma cidade feita para as pessoas. Pequenas e grandes metrópoles pelo mundo já adotaram os centros urbanos sem carros… Esse é um planejamento que se aplica lentamente mas com uma visão voltada para as pessoas.

O planejamento urbano garante a felicidade para as pessoas? Com certeza não garante, mas o mau planejamento impede que todos possam ir e vir com tranquilidade para o trabalho e que possam desfrutar de horas de lazer numa praça bem cuidada e florida.

E é assim que vejo Friburgo, com calçadas largas, acessibilidade, praças bem cuidadas, jardins floridos, ciclovias como meio de transporte alternativo, escolas e hospitais bem projetados para o bem-estar da população.  

Lúcia Borges é arquiteta e urbanista.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: urbanismo
Publicidade