Ciclistas sobem a serra domingo, na 2ª edição do GP das Montanhas

Percurso de Cachoeiras a Theodoro de Oliveira tem duração máxima de cinco horas e inclinação de 4% é desafio
quarta-feira, 15 de maio de 2019
por Vinicius Gastin (esportes@avozdaserra.com.br)
O GP das Montanhas tem trajeto de quase 22 km em aclive
O GP das Montanhas tem trajeto de quase 22 km em aclive

Depois do tradicional Montanha Cup, percorrendo as belas trilhas de Nova Friburgo, chegou a hora de, literalmente, subir a serra. Os ciclistas friburguenses e da região participam da segunda edição do GP das Montanhas de Ciclismo, fazendo o trajeto que liga Nova Friburgo a Cachoeiras de Macacu. O evento faz parte das comemorações pelo aniversário do município e vai acontecer neste domingo, 19, com apoio das prefeituras de Nova Friburgo e de Cachoeiras e da concessionária Rota 116.

A largada está marcada para acontecer às 9h30, na altura do Km 43 da RJ-116. O ponto de chegada é o Km 65, em Theodoro de Oliveira. O período de inscrições termina nesta quarta-feira, 15, e quem quiser participar deve acessar o site www.montanhasports.com.br.

A prova possui alguns números específicos, com distância total de 21,73 quilômetros. Ela é disputada em percurso asfaltado na RJ-116, no trecho entre o quilômetro 43, na base da serra de Cachoeiras de Macacu, até o topo  em Nova Friburgo, com duração máxima de cinco horas.

Cabe à organização determinar o tempo limite e atribuir cortes ao longo do percurso, podendo  impedir que o atleta prossiga na prova. O percentual médio de inclinação, de 4%, torna-se um desafio a mais para os participantes, que ainda encaram uma diferença de elevação de 958 metros.

As categorias

A prova feminina vai contar com três categorias: Sub-40, para nascidos de 1980 a 2004 (atleta com idade a partir de 15 anos até 39 anos de idade), Over-40, para nascidas de 1960 a 1979 (atleta com idade de 40 a 59 anos) e Over-50, para aquelas que nasceram até 1969.

Os homens terão as opções do Elite, com idade livre, apenas para atletas de alto rendimento, sujeito a aprovação da organização, além das categorias MC- 30 (23 até 29 anos); MA-1 (30 até 34 anos); MA-2 (35 até 39 anos); MB-1 (40 até 44 anos); MB-2 (45 até 49 anos); MC-1 (50 até 54 anos); MC-2 (55 até 59 anos); MD-1 (60 até 64 anos); MD-2 (de 65 anos em diante) e Paradesportivo.

Há ainda o MTB Feminino, de categoria livre, e o MTB Masculino, subdividido em Sub-45 (15 a 44 anos) e Over- 45 (acima de 45 anos). Todos os inscritos na edição do GP das Montanhas Rota 116 terão direito a um kit com numeral para a bike, camisa do evento e brindes, que devem ser retirados no quilômetro 43 da RJ 116, na tenda do evento.

O competidor deve realizar o percurso completo da prova, passando por todos os pontos de controles (PCs). Caso não percorra o percurso completo ou deixe de passar por algum PC é desclassificado.

De acordo com a organização, a premiação contará com medalhas de finisher GP das Montanhas para os atletas que completarem a prova. Os cinco primeiros colocados de cada uma das categorias levam troféus. Um dos principais coordenadores da prova é Orlando Miele, responsável pelas principais competições do calendário do ciclismo municipal.

Route MTB em agosto

Outro evento confirmado é o “Route MTB Fribourg”, no dia 18 de agosto, como parte do calendário oficial de eventos da Festa Suíça. O objetivo da prova é relembrar e celebrar os pioneiros do ciclismo em Nova Friburgo, com largada na Queijaria Suíça, na RJ-130 (Nova Friburgo-Teresópolis), altura de Conquista.

Os competidores podem optar por uma das quatro categorias de mountain bike Maratona XCM, em um percurso total de 60 quilômetros – com direito a três túneis - passando por Dona Mariana, em Sumidouro, e retornando à Queijaria Escola.

A primeira grande competição municipal de ciclismo do ano foi o Montanha Cup. Quase 300 ciclistas se reuniram no início de abril para a prova, com largada e chegada no distrito de São Pedro da Serra. O experiente Isaías Teixeira foi o campeão geral da prova no masculino, e Leilma Oliveira a vencedora no geral feminino. Ambos integram a equipe Montanha Cup Squad.

O evento foi dividido em diversas categorias, e contou com participantes de idade entre 15 e 67 anos. Como premiação para os vencedores foram oferecidos troféus para os cinco primeiros colocados de cada uma das categorias, além de valores em dinheiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: ciclismo
Publicidade