Cerca de mil idosos são vacinados contra a gripe em ação especial

Com sucesso da primeira edição, prefeitura deve realizar novo mutirão de vacinação na próxima semana
quinta-feira, 26 de abril de 2018
por Karine Knust (karine@avozdaserra.com.br)
Pessoas com mais de 60 são vacinadas contra a gripe no Centro de Centro de Convivência da Pessoa Idosa (Divulgação PMNF)
Pessoas com mais de 60 são vacinadas contra a gripe no Centro de Centro de Convivência da Pessoa Idosa (Divulgação PMNF)

Os últimos dias foram ainda mais movimentados no Centro de Convivência da Pessoa Idosa, anexo ao Clube de Xadrez. A Secretaria de Saúde do município realizou uma ação especial no local para imunização contra a gripe, focada na terceira idade. De acordo com o governo municipal, aproximadamente mil doses foram distribuídas. A campanha especial durou três dias, na terça-feira, 24, foi direcionada aos frequentadores do Centro de Convivência, já na quarta e quinta-feira, 25 e 26, a ação foi aberta ao público idoso em geral.

Com o resultado positivo do mutirão, a prefeitura afirmou que já planeja mais uma edição, que deve acontecer na próxima semana. As datas, porém, ainda não foram definidas. A ação direcionada aos idosos, que também fazem parte do grupo prioritário para vacinação, aconteceu com o objetivo de agilizar a imunização deles e, consequentemente, reduzir a ocorrência de filas no atendimento dos postos de saúde participantes da campanha.

A campanha de imunização contra a gripe começou na última terça-feira, 24, logo após o feriado de São Jorge. Apenas no Posto Sylvio Henrique Braune, no Suspiro, mais de 350 pessoas foram imunizadas nas primeiras quatro horas de campanha. Segundo a Coordenação de Imunização da cidade, a meta este ano é aplicar 43 mil doses da vacina em Nova Friburgo. Até a última terça-feira, 24, o município havia recebido 11 mil.

A vacina contra gripe está disponível nos cinco principais postos de Saúde do município. De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, a imunização é oferecida na Policlínica Sylvio Henrique Braune, no Suspiro; no Posto de Saúde Tunney Kassuga, em Olaria; e no Posto de Saúde Waldir Costa, em Conselheiro Paulino. Já durante as terças e quintas, a população também poderá se vacinar nas unidades de saúde José Copertino Nogueira, em São Geraldo, e Ariosto Bento de Mello, no Cordoeira, também das 8h às 17h.    

O público-alvo desta 20ª edição da campanha são crianças de 6 meses até menores de 5 anos, gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas (mães até 45 dias após o parto), pessoas acima de 60 anos, doentes crônicos - mediante receita com indicação médica - e profissionais de saúde e educação das redes pública e privada com apresentação de comprovante.

A vacina distribuída pelo Ministério da Saúde em 2018 protege contra três subtipos do vírus da gripe: H1N1, H3N2 e uma linhagem de influenza B. Vale lembrar, entretanto, que a vacina é contraindicada para pessoas com alergia aos componentes, principalmente à proteína do ovo, e aqueles que apresentaram reação anafilática prévia em doses anteriores. Portadores de doenças neurológicas e síndrome Guillain-Barré devem consultar um médico antes de tomar a vacina.

A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza vai até o dia 1º de junho. O Dia D de imunização está marcado para 12 de maio.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: vacina | gripe | saúde
Publicidade