Cerca de 25 mil vagas temporárias devem surgir no estado até o fim do ano

Expectativa de contratações é a melhor dos últimos dez anos e deve ocorrer até novembro, segundo a Fecomércio
terça-feira, 22 de outubro de 2019
por Jornal A Voz da Serra
Cerca de 25 mil vagas temporárias devem surgir no estado até o fim do ano

Levantamento recente do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises do Rio de Janeiro (IFec-RJ), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio (Fecomércio), revelou dados sobre a perspectiva de contratação de temporários para o fim do ano, período mais aguardado pelos empresários do comércio e também por quem está desempregado e tem nesta época a chance de obter alguma renda e, em alguns caso, até mesmo efetivação no mercado. 

Segundo o estudo, aproximadamente 43,3 mil estabelecimentos fluminenses pretendem realizar ou já realizaram contratações provisórias para a alta temporada. Com isso, entre os meses de setembro a dezembro, cerca de 25 mil vagas deverão ser ofertadas em todo o Estado do Rio de Janeiro. Na análise do IFec-RJ, há a expectativa da contratação de temporários em 2019 seja a melhor dos últimos dez anos.  

O setor de beleza (salões e cabelereiros) é o que mais demonstrou a intenção de empregar temporários, com 21% das expectativas de contratação. Em seguida, estão empatados os restaurantes e as lojas de vestuários e acessórios, ambas com 13% das intenções de vagas para as festas de fim do ano.

A pesquisa mostrou ainda que as contratações já começaram a ser feitas e que devem atingir seu ponto mais alto no mês de novembro, alcançando 38,5% da expetativa de novos contratos. Mas as oportunidades de emprego não param por aí. Em dezembro, 25,1% dos novos empregos temporários devem ser ofertados, demonstrando a importância do Natal e do Réveillon para o comércio em geral.

Ainda de acordo com o IFec-RJ, dos 45,5% dos estabelecimentos que vão realizar contratações, 9,1% pretendem manter os funcionários até março, 16,4% tem a intenção de reter os temporários até fevereiro e 15,7% poderão continuar com os empregados até janeiro. Outros 34,3% dos contratos devem permanecer com as vagas até dezembro. A sondagem ocorreu nas duas últimas semanas e contou com a participação de 767 empresários do Estado do Rio de Janeiro.

Sobre a Fecomércio 

A Fecomércio é formada por 59 sindicatos patronais fluminenses e tem como objetivo representar os interesses do comércio de bens, serviços e turismo do Estado do Rio. A entidade reúne em torno de 342 mil empresas, que correspondem por quase 2/3 da atividade econômica do estado, isso representa 71% dos estabelecimentos fluminenses, gerando 1,8 milhões de empregos formais, nada menos que 64% das vagas com carteira assinada. Além disso, a Fecomércio administra, no estado do Rio, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comércio (Senac).

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Emprego
Publicidade