Cemitérios devem receber três mil visitantes neste feriado

Portões ficarão abertos das 7h às 18h e funcionários estarão à disposição dos visitantes para auxiliar na localização das sepulturas
quinta-feira, 01 de novembro de 2018
por Paula Valviesse (paula@avozdaserra.com.br)

Nesta sexta feira, 2, quando é celebrado do Dia de Finados, a movimentação nos principais cemitérios de Nova Friburgo deverá ser intensa. São esperadas, segundo a prefeitura, pelo menos três mil pessoas. Os locais ficarão abertos das 7h às 18h e os funcionários estarão à disposição dos visitantes para auxiliar na localização das sepulturas dos entes queridos.

Para a ocasião, de acordo com a administração municipal, foram realizados serviços de manutenção, como pintura, limpeza e capina, nos cinco cemitérios públicos locais: São João Batista, no Centro; Trilha do Céu, na Fazenda da Laje, distrito de Conselheiro Paulino e os cemitérios dos distritos de Campo do Coelho, Riograndina e São Pedro da Serra.

Em celebração a Solenidade dos Fiéis Defuntos, a Igreja Católica realizará missas em sufrágio das almas nas capelas dos principais cemitérios do município. Serão celebradas também missas pelos fiéis falecidos na Catedral São João Batista, no Centro, em três horários: 8h, 16h e 19h.

As celebrações acontecem nas capelas do Cemitério São João Batista, também no Centro, às 8h, 10h, 12h, 14h e 16h; Cemitério Pedra Riscada, em Lumiar, 8h; Cemitério de São Pedro da Serra, 10h; Cemitério de Riograndina, 10h e Cemitério do Patrocínio, na região de Salinas, 10h.

Comércio pode funcionar neste feriado

Conforme acordo firmado entre os sindicatos do Comércio Varejista (Sincomércio) e dos Empregados no Comércio de Nova Friburgo, o comércio friburguense está autorizado a funcionar no feriado de Finados. A medida foi anunciada esta semana pelo presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Nova Friburgo, Braulio Rezende.

Segundo ele, a decisão sobre a abertura das lojas ficará a cargo de cada comerciante e o acordo, que inclui ainda a abertura nos outros dois feriados existentes no mês de novembro (Proclamação da República, dia 15, e Consciência Negra, dia 20) tem como objetivo estimular a movimentação da economia e o turismo local.

Venda de flores cai

O costume de enfeitar com flores os túmulos dos entes queridos durante a visita aos cemitérios no Dia de Finados é cada vez menos comum. Por conta disso, os produtores não estão muito animados com a data também este ano. Por isso, não foi programado aumento na produção e nem do número de arranjos preparados para comercialização.

Segundo o membro da Associação de Produtores de Vargem Alta (Afloralta), Manoel Vadite, a estimativa é de que as vendas em 2018 fiquem abaixo dos resultados dos anos anteriores: “As vendas de flores para o Dia de Finados estão cada vez mais fracas”, afirma o produtor.

Um dos motivos é a prevenção à dengue.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: finados
Publicidade