Celebrações nesta quarta na Praça das Colônias

Em Friburgo, 20 de novembro marca hasteamento da primeira bandeira Pan-Africana, em 1983
terça-feira, 19 de novembro de 2019
por Jornal A Voz da Serra
A bandeira pan-africana
A bandeira pan-africana

Neste feriado estadual da Consciência Negra, data da morte do líder Zumbi dos Palmares, uma série de atividades estão previstas para acontecer na Praça das Colônias, no Suspiro. Em Nova Friburgo, o 20 de novembro é uma data igualmente importante devido ao hasteamento da primeira bandeira Pan-Africana, em 1983. Em comemoração a esse feito será realizada na Praça das Colônias a tradicional cerimônia de hasteamento da bandeira Pan-Africana, a partir das 10h com uma oficina de bonecas com a artista Maria Luiza e a participação de alunos do Colégio Municipal Padre Rafael, apresentação de dança afro-brasileira com a Cia. Flor de Liz e da banda sinfônica Euterpe Friburguense.

Em seguida, no espaço do Centro Cultural Afro-Brasileiro Ysun-Okê, que foi fundado em 1987, será realizada uma homenagem "in memoriam" a Nélio dos Santos, um dos fundadores e o primeiro presidente do Movimento Cultural Social do Negro de Nova Friburgo, em 1980. Para este feriado também estão sendo programadas atividades na quadra da escola de samba Imperatriz de Olaria. 

O dia da Consciência Negra

O Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela lei estadual 12.519, em 2011. A data reverencia o legado de Zumbi, também conhecido como Zumbi dos Palmares, que foi um líder quilombola brasileiro, o último dos líderes do Quilombo dos Palmares, o maior dos quilombos do período colonial. Nascido na então Capitania de Pernambuco, em região hoje pertencente ao município de União dos Palmares, no Estado de Alagoas. Zumbi foi morto em 1695 por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho. Dessa forma, a data celebra e relembra a luta dos negros no Brasil.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade