CBF confirma estreia do Frizão na Copa do Brasil para 15 de fevereiro

Estádio Eduardo Guinle passa por reparos para receber os jogos do time em 2017
sexta-feira, 06 de janeiro de 2017
por Vinicius Gastin
Com apoio da torcida, equipe recuperou os bons números em casa na Copa Rio do ano passado
Com apoio da torcida, equipe recuperou os bons números em casa na Copa Rio do ano passado

O torcedor do Friburguense já sabe quando verá a equipe novamente em campo por uma competição nacional. No dia 15 de fevereiro, os tricolores estão convocados a comparecer ao estádio Eduardo Guinle para apoiar o Frizão diante do Oeste, em partida que marca o retorno da equipe à Copa do Brasil depois de 12 anos. O duelo vai acontecer às 20h30. Os detalhes como preços e locais de venda de ingressos serão divulgados em breve pelo clube.

“O Oeste é um time da série B do Brasileiro e da primeira divisão de São Paulo, bastante respeitado, e possui uma estrutura diferente dentro do campeonato paulista. Mas eu entendo que as possibilidades de avançar aumentaram muito no Eduardo Guinle”, pondera o gerente de futebol José Siqueira.

As datas foram anunciadas pela CBF nesta quinta-feira, 5. A primeira fase da Copa do Brasil terá as partidas realizadas a partir do dia 8 de fevereiro (quarta-feira). São 80 participantes disputando 40 jogos. Nas oitavas de final entram os times que disputam a Libertadores (Palmeiras, Santos, Flamengo, Atlético-MG, Botafogo, Atlético-PR, Grêmio e Chapecoense), o campeão da Série B (Atlético-GO), o campeão da Copa do Nordeste (Santa Cruz) e o campeão da Copa Verde (Paysandu).

Vale lembrar que a primeira fase da Copa do Brasil terá uma novidade em 2017. Ela será em jogo único, no qual o time visitante se classifica com um empate. A segunda fase também será decidida em uma partida, mas com disputa de pênaltis em caso de igualdade no tempo normal.

O destaque do primeiro dia, 8 de fevereiro (quarta-feira), é o Corinthians, que joga fora de casa contra a Caldense (MG), em Poços de Caldas. No dia seguinte entram em campo São Paulo, que vai a São Luís enfrentar o Moto Clube, e Vasco, que duela com o Santos do Amapá. A primeira fase será complementada nos dias 15 e 16 de fevereiro, com Cruzeiro, Fluminense, Internacional e Bahia, entre outros.

Frizão prepara Eduardo Guinle 

O estádio Eduardo Guinle será palco de grandes momentos do Friburguense em 2017. O primeiro deles é a Copa do Brasil, e até lá, a casa do Frizão estará totalmente pronta para o duelo. Funcionários trabalham na limpeza e retoque na pintura das cadeiras, e reparos diversos em alambrados, vestiários e outros setores do estádio.

O gramado do Eduardo Guinle recebe atenção especial desde o final de 2016. O processo de adubamento foi concluído, e alguns pontos tiveram a grama replantada. Os cuidados são diários, com irrigação, corte e demais processos necessários, muitas vezes realizados pelo próprio gerente de futebol do clube, José Siqueira.

Historicamente forte quando joga em Nova Friburgo, o Friburguense voltou a fazer de sua casa um dos alicerces para o sucesso. A trajetória tricolor na Copa Rio de 2016 contou com cinco partidas na serra, onde a equipe conquistou quatro vitórias (contra Goytacaz, Boavista, America e Portuguesa) e um empate (diante do Resende). Foram 11 gols marcados e apenas três sofridos.

Roberto Junior é novidade

A novidade já na reapresentação do Friburguense foi o zagueiro Roberto Júnior. O atleta de 27 anos teve passagens pelas categorias de base do Vasco, e estava sem clube desde 2014, quando defendeu o Sampaio Corrêa-RJ. O jogador teve ainda passagens por America e Madureira, e chega para a sua terceira temporada com a camisa do Tricolor da Serra, clube que defendeu em 2009 e 2013.

Nos próximos dias, o Frizão também poderá anunciar novos reforços. O clube negocia com o atacante Wender, de 25 anos, que jogou pelo Serra Macaense e estava no Al Sahel, do Kuwait. De acordo com o gerente José Siqueira, o Tricolor da Serra deve fazer mais duas contratações além de Wender já nesse primeiro semestre.

“O único que temos conversado é o Wender. A gente conhece por vídeo, jogou contra nós pelo Serra Macaense e esteve muito tempo fora. A gente também precisa de um atacante de área e talvez mais um meia. Temos uma carência maior nessas posições”, disse o dirigente em entrevista a um site esportivo.

Até o jogo de estreia na Copa do Brasil o Friburguense deve disputar pelo menos dois jogos amistosos. Os adversários e datas ainda não foram confirmados. A base está mantida com Afonso, Cadão, Bruno, Sergio Gomes, Ricardo, Bidu e Ziquinha. Gleison, Lucas, Jefferson e Jefinho também devem retornar para a temporada, e alguns jovens ganharão mais espaço. João Victor, Rafael, Rodrigo, Lucas Toledo e Matheus são alguns dos nomes que irão compor o elenco.

Por outro lado, o Tricolor da Serra terá algumas baixas importantes. O goleiro Luiz Felipe, o volante Vitinho e o atacante Lohan foram emprestados ao Resende para a disputa da série A do carioca. O trio possui contrato até maio e deve retornar para a série B. Pierre, acertado com o Luverdense-MT, e outros atletas como Léo e Diego Guerra não permanecem. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Friburguense
Publicidade