Caveiras mexicanas: saiba como fazer a maquiagem passo a passo

Tradição de “El Dia de los Muertos”, festa típica do México, ganhou o mundo — e chegou ao Brasil
sábado, 29 de outubro de 2016
por Ana Blue
Caveiras mexicanas: saiba como fazer a maquiagem passo a passo

Todo mundo sabe, conhece bem a velha história: por baixo dessa pele que nos reveste, por baixo desta capa que nos envolve, somos todos iguais, feitos do mesmo material de que são feitas as estrelas, como já bem disse Carl Sagan. Beleza, juventude, dinheiro, tudo isso é conceito passageiro. Então, que elemento melhor que a caveira para representar a todos nós, além de nos fazer lembrar a transitoriedade das coisas e a beleza da vida?

No México, há uma celebração de origem indígena chamada “El Día de los Muertos”, que honra os entes falecidos das famílias mexicanas no dia 2 de novembro. A festividade começa no dia 31 de outubro e coincide com as tradições católicas do Dia dos Fiéis Defuntos e o Dia de Todos os Santos. Além do México, também é celebrada em países da América Central e em algumas regiões dos Estados Unidos, onde a população mexicana é grande. A Unesco declarou-a como Patrimônio Imaterial da Humanidade.

Um dos símbolos tradicionais do Dia dos Muertos é a caveira mexicana. Em muitas culturas, a imagem da caveira está associada à morte, mas, neste caso, é uma celebração da vida. A caveira mexicana é estilizada, colorida e decorada, com desenhos de flores, muito utilizada no Dia dos Mortos. Ela está presente em todo o festival em forma de pulseiras, doces, máscaras e outros objetos, cheia de adornos e supercoloridas, tendo sido, então, incorporada aos elementos comuns das festividades de Halloween.

Segundo a crença popular, nos dias 1 e 2, chamados de Días de Muertos, os mortos têm permissão divina para visitar parentes e amigos. Por isso, as pessoas enfeitam suas casas com flores, velas e incensos, e preparam as comidas preferidas dos que já partiram  As pessoas fazem máscaras de caveira, vestem roupas com esqueletos pintados ou se fantasiam de morte.

A VOZ DA SERRA convidou a produtora e maquiadora Luiza Zebende para publicar um tutorial onde ela ensina o passo a passo para fazer a maquiagem de caveira mexicana neste Halloween. Confira:

  • O primeiro passo é passar no rosto uma base mais clara que a pele, ou o

    O primeiro passo é passar no rosto uma base mais clara que a pele, ou o "pancake", produto especial para maquiagens artísticas

  • Aproveitando o próprio contorno das sobrancelhas, faça um círculo ao redor dos olhos com o lápis

    Aproveitando o próprio contorno das sobrancelhas, faça um círculo ao redor dos olhos com o lápis

  • Preencha os círculos com cores (aqui foram usadas sombras azul e roxa)

    Preencha os círculos com cores (aqui foram usadas sombras azul e roxa)

  • Finalize o contorno com a sombra roxa

    Finalize o contorno com a sombra roxa

  • Com batom ou gloss, faça o desenho que contorna os círculos, fazendo com que pareça uma flor (neste exemplo foi usado batom rosa)

    Com batom ou gloss, faça o desenho que contorna os círculos, fazendo com que pareça uma flor (neste exemplo foi usado batom rosa)

  • Com o delineador em gel, faça um contorno na ponta do nariz

    Com o delineador em gel, faça um contorno na ponta do nariz

  • Ainda com o delineador, preencha a boca e faça as marcas de “costura”

    Ainda com o delineador, preencha a boca e faça as marcas de “costura”

  • Faça, com o delineador ou o lápis, pequenos pontos ao redor do desenho

    Faça, com o delineador ou o lápis, pequenos pontos ao redor do desenho

  • Com o delineador, faça o contorno dos olhos e desenhe detalhes na testa, queixo e abaixo das têmporas (aqui foi usado batom nesses detalhes também)

    Com o delineador, faça o contorno dos olhos e desenhe detalhes na testa, queixo e abaixo das têmporas (aqui foi usado batom nesses detalhes também)

  • Finalize colocando cílios postiços

    Finalize colocando cílios postiços

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade