Casal friburguense encara maratona de quase 100 km e alcança pódio

A prova de 12 horas testou o limite da resistência dos participantes
quarta-feira, 13 de abril de 2016
por Vinicius Gastin
Casal e demais membros da Ascof já se preparam para os novos desafios (Foto: Divulgação)
Casal e demais membros da Ascof já se preparam para os novos desafios (Foto: Divulgação)

Um casal unido pelo amor e pelo esporte. Essencialmente pelo prazer da corrida, de cada passo em busca da linha de chegada. E não são poucos passos. Guilherme Simas e Jackeline Abreu encaram qualquer desafio, sem importar a distância. Mesmo que ela seja a de impressionantes 97 quilômetros, percorridos durante a Ultra Maratona de Macaé 2016. A prova aconteceu nos dias 26 e 27 de março, na orla da Praia da Imbetiba. Havia as opções das categorias seis e 12 horas. 

O casal friburguense, que treina e representa a Associação de Corredores Friburguenses (Ascof), desafiou qualquer limite, e escolheu a segunda opção. Jackeline completou todo o percurso, e de quebra, subiu ao pódio na segunda colocação de sua categoria.

“Não há palavras para descrever o que eu senti. Só tenho a agradecer ao Guilherme por estar sempre ao meu lado, me amando, apoiando e incentivando. Também ao professor Augusto Theodoro pela amizade, força, apoio e pelos treinos, e a família Ascof por toda energia positiva que nos enviaram. Não se chega a lugar nenhum sozinho. Obrigada a todos, de coração”, agradeceu a atleta através de seu perfil em uma rede social.

A maratona de 12 horas testa o limite da resistência dos atletas, onde são declarados aqueles que percorrem a maior quilometragem no prazo definido de cada prova. Ao todo, foram 107 voltas totalizando 97 quilômetros de distância percorrida. “Foi uma madrugada em que cada um dos ‘ascofianos’ (como os integrantes da Ascof se autodenominam) esteve colado na tela do celular aguardando notícias do casal. Foram 12 horas de torcida, de orações, de vibração. Só quem possui uma família assim, grande e unida, pode entender”, comemoraram os corredores da Ascof.

Guilherme conseguiu a incrível marca de 61 quilômetros, enquanto Jackeline bateu a marca dos 97 quilômetros e garantiu o segundo lugar no pódio. Um resultado a ser bastante comemorado pelo casal e também pela Ascof, que recentemente passou por um processo de reestruturação e conseguiu triplicar o número de filiados.

Próximo desafio da Ascof

Não só o casal como também os integrantes da Ascof e demais corredores de Nova Friburgo e região treinam firme para o próximo evento oficial da associação, a Eco Meia Maratona que vai acontecer no próximo dia 24, em prova onde os atletas poderão escolher entre as distâncias de cinco ou 21,1 quilômetros. Ano passado, o evento reuniu cerca de 200 atletas, dentre eles representantes de diversas cidades do estado do Rio de Janeiro e de outras partes do Brasil.

Praticamente dois meses depois, no dia 25 de junho, o quinto distrito será sede do Eco Lumiar. Já no dia 24 de julho as Dez Milhas de Friburgo prometem desafiar a resistência dos corredores e demais inscritos. A distância será de 16 quilômetros, a mesma percorrida em provas tradicionais como a Dez Milhas Garoto, no Espírito Santo. O mês de agosto reserva para os corredores a mini maratona intercolegial. A Corrida Aniversário é outra novidade no calendário, e está prevista para acontecer no dia 18 de setembro.

Já a Friburgo Night Run terá nova edição no dia 23 de outubro. Em 2015, o evento reuniu 200 atletas, em percursos de 2,5 e cinco quilômetros, com início e fim na Rua Pastor Meyer, no Paissandu. Cerca de 25 atletas de fora da cidade estiveram presentes ao evento. Encerrando o calendário oficial de corridas a Festa Nacional do Corredor está prevista para o dia 18 de dezembro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: corrida
Publicidade