Carteira Nacional de Habilitação já disponível na versão digital

Novo modelo tem o tem o mesmo valor jurídico da identidade e pode ser exportada em PDF, como cópia autenticada em cartório
terça-feira, 02 de julho de 2019
por Jornal A Voz da Serra
Carteira Nacional de Habilitação já disponível na versão digital

Os motoristas brasileiros contam com uma novidade: a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital. Para obtê-la basta já possuir a CNH em papel com o QR Code (código de barras bidimensional impresso na parte interna do documento). Depois, é só baixar o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”, disponível gratuitamente para Android e IOS. O aplicativo inclui, além da CNH, o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) também em versão digital, este disponível, a princípio, nos estados de Alagoas, Amapá, Amazonas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro.

Todas as CNHs emitidas a partir de 2 de maio de 2017 têm o QR Code, já os motoristas que possuem CNHs anteriores a essa data, podem solicitar uma segunda via. Para validação da CNH Digital, o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito” solicita uma “prova de vida”, movimento físico do usuário, lido pela câmera do celular. Após confirmar a validação, será necessário informar o número do aparelho e criar uma senha de quatro dígitos, que deverá ser digitada toda vez que o documento for utilizado. A CNH Digital poderá ser acessada pelo celular mesmo sem internet, o que é uma grande facilidade.

Além da utilização no trânsito, a CNH Digital vale como documento de identidade e pode ser exportada em PDF, a partir do próprio aplicativo, com o valor equivalente a uma cópia autenticada em cartório. Entre as vantagens oferecidas pela modalidade, além da comodidade, é que o documento permitirá que se tenha maior mobilidade, já que estará no celular do usuário, e trará mais segurança, pois os dados serão criptografados, assegurando a sua originalidade.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Trânsito
Publicidade