Carioca de 2017 prevê fase preliminar; Série B será discutida

O gerente de futebol do Tricolor da Serra afirma que irá propor algumas mudanças
quarta-feira, 09 de novembro de 2016
por Vinicius Gastin
Maracanã (Foto: Wikicommons)
Maracanã (Foto: Wikicommons)

Um novo regulamento e antigas discussões. Fato é que os clubes votaram e aprovaram por unanimidade, em arbitral na sede da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj), alterações no regulamento do Campeonato Carioca de 2017. A mudança inclui a fórmula de disputa, passando a estabelecer uma fase preliminar — a partir de 11 de janeiro — e a competição principal com somente 12 clubes. A fase preliminar terá seis equipes: o 11º (Tigres), 12º (Portuguesa), 13º (Cabofriense) e 14º (Bonsucesso) colocados da competição em 2016, além de Nova Iguaçu e Campos, que subiram da segunda divisão estadual. Duas delas avançam para a fase principal, e as outras quatro disputam quadrangular contra o rebaixamento — as duas últimas colocadas caem, e caso haja empate em todos os quesitos entre a 2ª e a 3ª colocadas, haverá jogo extra.

Ou seja: mesmo com o acesso conquistado em campo, Nova Iguaçu e Campos correm riscos de não participar do Estadual de fato. Algo que acontecerá com o Friburguense em 2018, caso conquiste o acesso e a fórmula não sofra alterações. Havia um obstáculo para as mudanças: o regulamento vigente é de dezembro de 2015 e, pelo Estatuto do Torcedor, só poderia ser alterado após dois anos. Por isso, a Ferj fez um pedido formal ao Conselho Nacional do Esporte (CNE), que não se opôs às mudanças.

Na fase seguinte à preliminar, disputada a partir de 28 de janeiro, haverá a realização de dois turnos — taças Guanabara e Rio — com semifinais e finais em jogos únicos, mas com novo modelo de classificação. Os campeões de cada um, que antigamente avançavam direto para a final do Estadual, agora garantem vaga para as semifinais da competição.

Os outros dois semifinalistas serão as equipes melhores colocadas na classificação geral além das campeãs dos turnos — as semifinais e finais de turno não contam pontos para esta classificação. Caso um time vença os dois turnos, os três melhores classificados completam a disputa por vagas na grande decisão.

Nas semifinais dos turnos, os times com melhores campanhas nos grupos terão vantagem do empate. Na semifinal do campeonato, quem avança com igualdade no placar serão os campeões de cada turno. Em nenhuma final há a vantagem do empate. A semifinal geral será realizada em jogo único, enquanto a final terá ida e volta.

O regulamento da série B do Campeonato Carioca ainda será discutido entre os clubes participantes, inclusive o Friburguense. O gerente de futebol do Tricolor da Serra, José Siqueira, afirma que irá propor algumas mudanças, como a garantia de acesso caso um clube conquiste um turno e seja o melhor da classificação geral, algo que não aconteceu na edição deste ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Friburguense
Publicidade