Caravanas de friburguenses partem rumo a Aparecida

Viagem dura a noite inteira: bispo de Friburgo celebra missa às 9h deste sábado no Santuário
sexta-feira, 04 de maio de 2018
por Jornal A Voz da Serra
A imagem peregrina da padroeira do Brasil esteve em Friburgo ano passado e foi recebida por Dom Edney (Foto: Jorge Ronald)
A imagem peregrina da padroeira do Brasil esteve em Friburgo ano passado e foi recebida por Dom Edney (Foto: Jorge Ronald)

Após celebrar os 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, os fiéis da Diocese de Nova Friburgo retornarão neste sábado, 5, ao Santuário Nacional de Aparecida, no interior paulista. Às 9h, o bispo de Nova Friburgo Dom Edney Gouvêa Mattoso, irá celebrar missa solene no santuário dedicado à santa, cuja imagem apareceu a pescadores no Rio Paraíba do Sul em 1717.

A missa da manhã deste sábado terá a participação de demais padres da Diocese friburguense e fiéis de diversas paróquias da Diocese de Nova Friburgo organizaram caravanas para a celebração. Eles embarcam para Aparecida nesta sexta-feira, 4, à noite, em ônibus fretados. A viagem deve durar aproximadamente oito horas. Após a missa, os peregrinos se encontrarão na Capela do Batismo, no próprio Santuário, para a Recitação Meditada do Santo Terço e retornarão para Nova Friburgo à tarde.

O Santuário Nacional de Aparecida

O Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, o maior no mundo dedicado a Maria, a mãe de Jesus, localiza-se no Vale do Paraíba, no eixo Rio de Janeiro–São Paulo. Por esse vale corre o Rio Paraíba, que foi palco do aparecimento da imagem da Virgem Aparecida. Em 2017, este encontro completou 300 anos, data que foi amplamente celebrada em todo o país com romarias, peregrinações da Imagem da Virgem, santas missas, carreatas, entre outras programações. A Diocese de Nova Friburgo também promoveu diversas atividades relacionadas ao Tricentenário, levando o Amor de Deus e a intercessão de Nossa Senhora a milhares de fiéis.

Além do Santuário Nacional, os romeiros podem conhecer outros locais em Aparecida. O Porto Itaguaçu, por exemplo, é o local onde a imagem da Senhora Aparecida foi encontrada. Além da bela paisagem e visão do Santuário, tem-se a opção de fazer o passeio de barco e recolher um pouco da água do rio onde apareceu a imagem de Nossa Senhora.

Para visitar a cúpula do Santuário, sobe-se de elevador e escada até a nova cúpula ricamente detalhada com desenhos que retratam o Brasil. Este local foi inaugurado em 2017 durante a comemoração dos 300 anos do descobrimento da imagem. Já o Mirante da Torre da Basílica é o ponto mais alto do templo e fica na torre do relógio, com elevador. Além da vista do Santuário por cima, ainda se tem uma bela e ampla vista do Vale do Paraíba e, em dias de céu claro, da Serra da Mantiqueira. Na descida, a dica é visitar o museu com os objetos de valor histórico que pertencem à Basílica.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade