Capela de Nossa Senhora de Fátima será inaugurada neste sábado

Santuário na Casa dos Arautos do Evangelho será aberto no dia em que é celebrada a última aparição da santa
quinta-feira, 11 de outubro de 2018
por Paula Valviesse e Guilherme Alt (redacao@avozdaserra.com.br)
Capela de Nossa Senhora de Fátima será inaugurada neste sábado

 

Em 13 de outubro de 1917, Nossa Senhora de Fátima apareceu pela sexta e última vez aos fiéis e, na ocasião, a “Senhora do Rosário” pediu que fosse construída uma capela, no local conhecido como Cova da Iria, próximo a aldeia de Aljustrel (Portugal), onde se rezasse o terço todos os dias e anunciou o fim da primeira Guerra Mundial. Agora, 101 anos depois, este dia 13 foi a data escolhida pelos Arautos do Evangelho para inaugurar a capela construída em sua futura nova sede, no Vale dos Pinheiros. Uma missa, celebrada neste sábado, às 10h, pelo bispo diocesano Dom Edney Gouvêa Mattoso, marca a inauguração.

A obra baseada no estilo gótico medieval, que se assemelha a um castelo e que ainda está em construção ao pé das Catarinas, foi apresentada mês passado à equipe de A VOZ DA SERRA pelo padre Lourenço Ferronatti. Na ocasião, ele destacou que o local escolhido para acolher os Arautos do Evangelho, uma associação católica privada de fiéis de direito pontifício, teria como primeira área inaugurada a capela de Nossa Senhora de Fátima, que fica anexa.

“Nosso fundador sempre nos ensinou que o principal deve ser feito em primeiro lugar. Antes da casa dos homens, a casa de Deus. Por isso dedicamos todo empenho para terminarmos a capela. Neste dia 13 de outubro completa-se o centenário da última aparição de Fátima. Celebraremos uma missa para inaugurar a capela e receberemos a visita do no bispo diocesano Dom Edney Gouvêa Mattoso que vai dedicar o altar e abençoar a capela”, informou o padre Lourenço.

Ainda segundo o padre Lourenço Ferronatti, o trabalho feito à mão na decoração da capela é uma forma de, em cada detalhe, mostrar os sentimentos de amor de Deus: “Todo o teto da capela e detalhes da própria sede, foram pintados à mão. Através da pintura procuramos transmitir um pouco àqueles que entrarão no local o quanto Deus nos ama e quanto nós devemos amá-lo”, explicou.

Aparições de Nossa Senhora

A primeira aparição de Nossa Senhora foi para três crianças, no dia 13 de maio de 1917. Os irmãos Francisco Marto (9 anos) e Jacinta Marto (7 anos), e a prima deles, Lúcia dos Santos (10 anos), afirmaram terem visto "uma senhora mais brilhante do que o sol" sobre uma azinheira de pouco mais de um metro de altura, quando pastoreavam um pequeno rebanho na Cova da Iria. Lúcia via, ouvia e falava com a aparição, Jacinta via e ouvia e Francisco apenas via, mas não a ouvia.

A Virgem Maria apareceu outras cinco vezes, até que no dia 13 de outubro daquele mesmo ano, em sua última aparição, marcada pelo que ficou conhecido como “milagre do sol”, onde muitas pessoas anunciaram terem testemunhado o sol se aproximar e depois se afastar da Terra e o céu mudar de cor durante esse fenômeno, anunciou o milagre do fim da guerra.

O dia de Nossa Senhora de Fátima, que é uma das santas de maior devoção popular no Brasil, é celebrado em 13 de maio, mas a data de sua última aparição também é tratada com grande importância pelos católicos.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade