Capacitação do projeto Jovem Alerta começa na próxima semana

Interessados têm até o dia 22 para se inscreverem no projeto de preparação para o mercado de trabalho
sexta-feira, 15 de março de 2019
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Foram abertas as novas turmas do projeto de capacitação pessoal e profissional “Jovem Alerta”, desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social de Nova Friburgo em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). O projeto é voltado para jovens com idade entre 14 e 24 anos, que estejam registrados no CadÚnico. Os encontros são semanais e acontecem nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Olaria e de Conselheiro Paulino.

O Jovem Alerta, além de preparar para o mercado de trabalho, também permite que o participante seja inscrito no registro do CIEE, ampliando as chances de participação nos processos seletivos para o Programa de Aprendizado, no caso dos jovens com nível de escolaridade a partir do ensino fundamental ou com ensino médio concluídos, e para o Programa de Estágio, para aqueles que ainda estejam cursando o ensino médio.

No Cras do bairro Olaria, que fica na Avenida Julio Antonio Thurler, 430, os encontros começam a partir desta terça-feira, 19. Eles acontecem até junho, todas as terças, com turmas em dois horários, das 9h às 11h e das 14h às 16h. Já no Cras de Conselheiro Paulino, que fica na Rua Antenor Fernandes, 8, o projeto será iniciado na próxima sexta-feira, 22, com encontros sempre no mesmo dia da semana, das 14h às 16h.

Para os interessados, as inscrições para o projeto continuam até sexta-feira, 22. Basta procurar a sede do Cras de Olaria ou Conselheiro Paulino, o horário de funcionamento é das 8h às 17h. Caso não esteja no CadÚnico é possível fazer a inscrição nos centros.

Segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social, o cadastro permite ainda a participação em outras ações do Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), do Ministério da Cidadania, como cursos, capacitações e possíveis vagas no mercado de trabalho mesmo com o término do Jovem Alerta.

O projeto Jovem Alerta existe desde o ano passado e já ajudou na capacitação de vários jovens da cidade, dois exemplos são as participantes Nayara Verly e Júlia dos Santos. Ela participou do projeto no ano passado e está trabalhando há dois meses por meio do Programa de Aprendizado: “Antes da capacitação, estava procurando emprego e achei maravilhoso o curso orientar sobre o mercado e sobre como se comportar numa entrevista”, disse a jovem.

Já Nayara está estagiando há quatro meses: “Eu adorei participar do projeto, todas as dicas que eles passaram me ajudaram para conseguir o estágio que eu estou fazendo. Já o estágio, me ajuda a ter ainda mais responsabilidade, sem contar que é uma ótima oportunidade para o primeiro emprego”, concluiu.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Jovens Alertas | CIEE
Publicidade