Campo do Coelho recebe campanha itinerante de vacinação contra raiva

Durante todo este mês, de segunda a sexta-feira, cães e gatos do distrito serão imunizados gratuitamente
sexta-feira, 06 de julho de 2018
por Jornal A Voz da Serra
Campo do Coelho recebe campanha itinerante de vacinação contra raiva

Agentes da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, estão percorrendo áreas rurais com uma campanha de vacinação antirrábica itinerante. Durante todo este mês, sempre de segunda a sexta-feira, cães e gatos do distrito de Campo do Coelho serão imunizados gratuitamente contra a raiva.

A campanha itinerante contempla as localidades de Florândia da Serra, Cardinot, Fazenda Rio Grande, Conquista, Campo do Coelho e adjacências. A partir do início de agosto, a região de Vargem Alta será beneficiada, enquanto o cronograma para demais áreas rurais será divulgado futuramente.

A zona urbana de Nova Friburgo também terá campanha de vacinação antirrábica, inicialmente prevista para acontecer em outubro. Segundo o coordenador da Vigilância em Saúde, Felipe Oliveira, pelo menos 1.126 cães e 336 gatos, totalizando 1.462 animais já foram imunizados pela campanha itinerante nas localidades de São Lourenço, Barracão dos Mendes, Salinas, Fazenda Campestre, Três Picos e Santa Cruz.

A raiva animal é uma doença viral que pode ser transmitida entre cães e gatos. Humanos também podem ser contaminados, principalmente por meio da mordida destes animais. A vacina é a única forma de prevenção.

Os sintomas mais comuns da raiva são agressividade mesclada com momentos de tristeza. O animal tende a ficar de boca aberta, com muita salivação, recusa água e alimentos e tem dificuldade para engolir. Também é possível que ocorram sinais como falta de coordenação motora; convulsão; e paralisia das patas traseiras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade