Campesina Friburguense comemora 148 anos neste sábado

Fim de semana será marcado por vários eventos
terça-feira, 02 de janeiro de 2018
por Jornal A Voz da Serra
Campesina Friburguense comemora 148 anos neste sábado

 A Sociedade Musical Beneficente Campesina Friburguense está em festa. No próximo sábado, 6, a banda sinfônica completará 148 anos de história. E para comemorar haverá a tradicional solenidade festiva no salão nobre de sua sede social, na Avenida Campesina Friburguense, 85, no Paissandu. A Magna Assembleia Geral Ordinária acontecerá a partir das 19h30.

Além da posse da mesa diretora do novo conselho deliberativo para o próximo triênio, o evento contará, é claro, com um concerto especial de aniversário da banda Campesina Friburguense, sob a regência do maestro Marcus Almeida. No domingo, 7, ainda haverá missa em ação de graças na igreja de São Francisco de Assis, às 9h30, também em celebração à data especial.

Colecionando uma série de apresentações e inúmeros prêmios em toda a sua história, a banda sinfônica Campesina Friburguense também é reconhecida como a primeira banda republicana do Brasil e ganhou em 27 de março de 1957 a condição de sociedade de utilidade pública a nível municipal graças a lei 390. Em 31 de agosto de 2005 obteve a condição de sociedade de utilidade pública estadual através da lei 4586. Já em 1989, a Campesina foi agraciada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro com a Medalha Tiradentes, a maior honraria fluminense. Dois anos depois, também com o aval da Alerj passou a ser considerada instituição integrante do Patrimônio Histórico Cultural do Estado do Rio de Janeiro e em novembro de 2009 ganhou a medalha Amigo da Marinha do Brasil.

Em 2015, através do Ministério de Estado da Justiça, a banda passou a ser considerada Sociedade de Utilidade Pública Federal. Atualmente, a Campesina Friburguense é presidida por Carlos Magno da Silva e tem Hitler Lavra da Silva Pinto como presidente do conselho deliberativo.
 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade