Campeonato Municipal sub-15 e sub-17 inauguram calendário recheado da Liga

Atual campeão, São Pedro estreia em casa na tentativa de defender o título
sexta-feira, 10 de março de 2017
por Vinicius Gastin
Atual campeão, São Pedro estreia em casa na tentativa de defender o título
Atual campeão, São Pedro estreia em casa na tentativa de defender o título

A bola vai rolar oficialmente neste sábado, 11, para inaugurar uma série de competições organizadas pela Liga Nova Friburgo de Desportos. Desde o futebol de campo, passando pelo futsal, Supercopa SAF e até mesmo um torneio de futebol feminino, centenas de atletas, de variadas idades, estarão envolvidos pela possibilidade de praticar esporte em Nova Friburgo. O pontapé inicial Serpa dado pelo Campeonato Municipal de Futebol, realizado nas categorias sub-15 e sub-17. As primeiras partidas acontecem já neste final de semana. Cada um dos times poderá inscrever até 30 atletas, garantindo assim a participação de mais de 200 meninos de até 17 anos de idade. 

No infantil (sub-15), são três as equipes participantes: São Pedro, Grêmio e Nova Friburgo. Elas se enfrentam em turno e returno, definindo assim os dois finalistas da competição. Haverá apenas um jogo (cada um com 35 minutos de duração) por fim de semana, a começar por São Pedro x Nova Friburgo, no campo do São Pedro, em Duas Pedras. Os locais dos confrontos se revezam entre o campo do São Pedro, o Pastão e o Nova Friburgo. A final acontece no dia 29 de abril, envolvendo as duas equipes melhor colocadas, na sede do time que mais pontuar na fase inicial. Esta, de fato, será a única vantagem: em caso de empate, o título será decidido nos pênaltis.

Já no juvenil (sub-17), cinco equipes vão brigar pelo título da Campeonato Municipal. Além do São Pedro, atual campeão, participam Vargem Alta, Nova Friburgo, Grêmio e Stucky. As semifinais acontecem no dia 22 de abril, em local ainda a ser confirmado. A grande final está prevista para a semana seguinte, 29, em palco a ser escolhido.

As rodadas são realizadas em locais diferentes a cada semana. A primeira do sub-17 acontece no estádio do São Pedro, em Duas pedras. Os donos da casa vão encarar o Grêmio, ao meio-dia. Antes, às 10h, Stucky e Nova Friburgo fazem o duelo de abertura do torneio. O Vargem Alta folga. Esses horários serão mantidos para as rodadas seguintes, sempre aos sábados, e cada partida terá 40 minutos de duração. Os quatro mais bem colocados avançam para as semifinais, que assim como a decisão, terão 45 minutos. Os dois primeiros colocados jogam por empate, vantagem esta que não existirá na final.

Seleção e novas competições

A partir do Campeonato Municipal será novamente formada uma seleção para disputar o Carioca organizado pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj). Trinta garotos serão selecionados para o campeonato estadual entre Ligas do Rio de Janeiro, onde cada cidade monta uma equipe para representá-la. A de Nova Friburgo terá novamente o comando de Rafael Estevam, técnico do Stucky e responsável pelo projeto social Sementinhas do Stucky. A novidade para este ano é que o time campeão ganhará o direito de representar Nova Friburgo no Campeonato Estadual entre equipes.

O Campeonato Municipal de Futebol Amador terá ainda edições em mais três categorias. Os torneios do sub-11 e sub-13 estão previstos para o mês de junho, enquanto que os times sub-20 brigarão pelo título nos meses de outubro e novembro. Nas quadras, o Campeonato de Futsal Masculino deve ser disputado em quatro categorias: sub-10, sub-12, sub-14 e sub-16. O calendário da Liga prevê ainda um Festival ou Torneio de Futebol Feminino para o mês de setembro, categoria livre. Ainda não foram divulgados maiores detalhes sobre a competição. Ainda de acordo com a entidade, o calendário poderá sofrer alterações. 

Supercopa em maio

Principal competição de futebol amador, a Supercopa SAF ganhou espaço no calendário da Liga Nova Friburgo de Desportos. Com o respaldo e complemento estrutural oferecido pela entidade, a promessa é de uma competição ainda mais forte em 2017. Este ano as partidas vão acontecer nos meses de maio e junho. 

A Supercopa SAF surgiu em 2013, com a proposta de voltar a movimentar o futebol amador de Nova Friburgo em um contexto geral. Até então, cada bairro, distrito ou localidade realizava o próprio torneio, sem a integração característica dos antigos tempos do esporte na cidade. A ideia foi apresentada e aceita pelo patrocinador que dá nome à competição, sendo sucesso de público e movimentando cada estádio onde as partidas são realizadas. Cada rodada acontece em uma sede diferente, e a grande decisão acontece no estádio Marcio Branco, no Stucky, onde também é realizada a primeira rodada.

As comunidades possuem a oportunidade de participar e prestigiar a competição a cada fim de semana. Em 2016, o Vargem Alta sagrou-se bicampeão da Supercopa ao vencer o Tio Dongo na grande final pelo placar de 3x0. Ex-jogadores profissionais, como o zagueiro Junior, ex-Botafogo, e o lateral esquerdo Edinho, ex-Vasco e Madureira, foram algumas das atrações.

Tabela Sub-17

- 1ª Rodada (11/03) – São Pedro (Duas Pedras)

10h – Stucky x Nova Friburgo

12h – São Pedro x Grêmio

Folga: Vargem Alta

 

- 2ª Rodada (18/03) – Vargem Alta

10h – Nova Friburgo x Grêmio

12h – Vargem alta x São Pedro

Folga: Stucky

 

- 3ª Rodada (25/03) – Stucky

10h – Grêmio x Vargem Alta

12h – Stucky x São Pedro

Folga: Nova Friburgo

 

- 4ª Rodada (01/04) – Nova Friburgo

10h – Stucky x Vargem Alta

12h – Nova Friburgo x São Pedro

Folga: Grêmio

 

- 5ª Rodada (08/04) – Geraldo Leão

10h – Vargem Alta x Nova Friburgo

12h – Grêmio x Stucky

Folga: São Pedro

 

- Semifinal: 22/04

- Final: 29/04

Tabela Sub-15:

- 1ª Rodada (11/03) – São Pedro (Duas Pedras)

14h - São Pedro x Nova Friburgo

Folga: Grêmio

 

- 2ª Rodada (18/03) – Nova Friburgo

14h – Nova Friburgo x Grêmio

Folga: São Pedro

 

- 3ª Rodada (25/03) – São Pedro (Duas Pedras)

14h – São Pedro x Grêmio

Folga: Nova Friburgo

 

- 4ª Rodada (01/04) – Nova Friburgo

14h – Nova Friburgo x São Pedro

Folga: Grêmio

 

- 5ª Rodada (08/04) – Pastão

14h – Grêmio x Nova Friburgo

Folga: São Pedro

 

- 6ª Rodada (22/04) – Pastão

14h – Grêmio x São Pedro

Folga: Nova Friburgo

  • Vice-campeão no ano passado, Nova Friburgo promete equipe forte para buscar a taça

    Vice-campeão no ano passado, Nova Friburgo promete equipe forte para buscar a taça

  • Campo do São Pedro, em Duas Pedras, recebe a primeira rodada do sub-17

    Campo do São Pedro, em Duas Pedras, recebe a primeira rodada do sub-17

  • Campeonato vai contar com bolas oficiais nas duas categorias

    Campeonato vai contar com bolas oficiais nas duas categorias

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: futebol amador
Publicidade