Campeonato Municipal Feminino começa neste domingo

Equipes da região também participam do campeonato, que terá a primeira fase disputada no CT do Nova Friburgo
sábado, 07 de setembro de 2019
por Vinicius Gastin (esportes@avozdaserra.com.br)
Meninas voltam a ter um espaço no calendário de competições em Nova Friburgo
Meninas voltam a ter um espaço no calendário de competições em Nova Friburgo

Há anos elas lutam por um espaço no cenário esportivo municipal, realidade não muito diferente a nível de Brasil. No caso de Nova Friburgo, algumas tentativas foram até bem-sucedidas, mas o futebol amador feminino jamais conseguiu um calendário de competições à altura do desejo e do talento das inúmeras atletas espalhadas por todos os cantos da cidade.

A partir deste domingo, 8, surge uma nova tentativa de incluir as meninas no calendário esportivo friburguense, com apoio e chancela da Liga Nova Friburgo de Desportos e de Marilene Guimarães, abnegada que há 20 anos incentiva a modalidade.

A primeira edição do Campeonato Municipal Feminino SAF vai contar com a participação de seis equipes da cidade e da região, divididas em dois grupos. O grupo A conta com Banquete, Águia de Ouro (Duas Barras) e TPM de Mariana (Sumidouro).

Já o grupo B terá o Nova Friburgo Futebol Clube, Riograndina e Panteras (Macaé de Cima). As partidas da primeira fase serão realizadas no Centro de Treinamento do Nova Friburgo Futebol Clube, em Conselheiro Paulino, enquanto a grande final está marcada para o dia 6 de outubro, no campo do São Pedro da Serra Futebol Clube.

De acordo com o regulamento, as equipes de um grupo enfrentam as do outro, pontuando dentro da própria chave. As duas melhores de cada grupo avançam para as semifinais. A primeira rodada, no CT do Nova Friburgo, terá o duelo entre TPM, de Mariana, e Riograndina F.C., às 9h, como o de abertura da competição.

Na sequência, às 11h, jogam Panteras de Macaé de Cima e Águias de Ouro, enquanto a partida entre Nova Friburgo F.C. e Banquete E.C., às 13h, encerra o primeiro fim de semana de competição.

O apoio da Liga – que desde a fundação planejava um campeonato feminino – e de demais parceiros pode significar um primeiro passo para a continuidade, transformando os esforços isolados de abnegados em uma possível inclusão no calendário fixo de atividades.

Recentemente, o Nova Friburgo remontou a equipe da modalidade, que treina regularmente no CT do clube e estará presente nesta edição. No Stucky, em Riograndina e em outros locais da cidade também há esse trabalho, mas todos esbarram nas limitações impostas pela falta de incentivo.

Tabela do Municipal Feminino

1ª rodada – 08-09

9h - TPM de Mariana x Riograndina F.C.

11h - Panteras de Macaé de Cima x Águias de Ouro

13h - Nova Friburgo F.C. x Banquete E.C.

 

2ª rodada – 22-09

9h - Panteras de Macaé de Cima x TPM de Mariana

11h - Nova Friburgo F.C. x Águias de Ouro

13h - Banquete E.C. x Riograndina F. C.

 

3ª rodada – 29-09

9h - TPM de Mariana x Nova Friburgo F.C.

11h - Águias de Ouro X Riograndina F.C.

13h - Banquete E.C. x Panteras de Macaé de Cima

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: futebol
Publicidade