Campeão x debutantes: Supercopa SAF conhece finalistas

sexta-feira, 01 de julho de 2016
por Jornal A Voz da Serra
Campeão x debutantes: Supercopa SAF conhece finalistas

Apenas um deles já teve a oportunidade de levantar o troféu de campeão da Supercopa SAF. O Vargem Alta, detentor do título de 2014, carrega o peso do favoritismo para tentar decidir o torneio pela quarta vez. Além disso, os obstáculos encontrados já nas quartas de final mostram que a missão não será simples. 

Se o alvinegro avançou com um empate e, por muito pouco, não ficou pelo caminho, Unidos do Alto e Tio Dongo tiveram trajetória menos dramática para chegar às semifinais. 

Já o Unidos do Alto, que empatou com o Corujão, herdou a vaga por conta da escalação de um jogador irregular pelo adversário. O sonho de decidir o título pela primeira vez é um combustível extra para essas três equipes, e promete incendiar a briga por duas vagas na grande final.

As partidas serão neste domingo, 3, no estádio Marcio Branco, no Stucky, mesmo palco da decisão na semana seguinte. Vale lembrar que, nestas duas últimas fases, não há vantagem do empate para nenhuma equipe. No caso de igualdade no tempo normal, as vagas e o título serão decididos nos pênaltis.

10h45: Unidos da Ponte x Tio Dongo
Até a última rodada da primeira fase, o Tio Dongo ainda não havia vencido na Supercopa SAF. A pressão por um bom resultado contra o São Lourenço foi a oportunidade ideal para testar a verdadeira capacidade da equipe de Conselheiro Paulino, estreante na competição. Os 5 a 3 sobre o time da zona rural provaram que o Tio almejava algo além da classificação.     

Nas quartas de final, o Juventude — que jogava por empate — provou da capacidade de superação do Tio Dongo. Desbancar favoritos parece ser uma perigosa vocação para quem cruza seu caminho.
Após o apito final, no último fim de semana, ficou definido que o bicampeão Corujão cruzaria o caminho do Tio Dongo. Apenas até a última terça-feira, 28 de junho, entretanto. 

O presidente do Unidos da Ponte, José de Moraes, impetrou um recurso junto a Comissão Central Organizadora no dia seguinte ao jogo, requerendo os pontos da partida contra o Corujão. Ele alegava a escalação irregular do jogador Guilherme Campos da Silva pela equipe de Olaria.

De acordo com o recurso, Guilherme havia sido punido com a suspensão de dois jogos após a final da Supercopa SAF 2015, entre Corujão e Vargem Alta. Ainda segundo a manifestação, Guilherme só teria sido inscrito na edição deste ano da Supercopa SAF no último dia 5 de junho, o que o obrigaria a cumprir a suspensão na quarta rodada da primeira fase e nas quartas de final (partida na qual Guilherme participou).     

A Comissão Central Disciplinar se reuniu e aceitou o recurso do Unidos da Ponte. Além disso, suspendeu o atleta por dois anos, a serem cumpridos a partir do início da próxima Supercopa SAF. 

O diretor do Corujão, Paulo Cesar Perrut Duarte, também foi suspenso pelo mesmo período. Seguindo o que indica o artigo 48 do regulamento da Supercopa SAF, o Corujão foi punido com a perda de seis pontos, o que acarretou a eliminação da equipe da competição, de acordo com o artigo 27 do regulamento. O Corujão tentou recorrer da decisão, mas a Comissão manteve a primeira decisão após reunião realizada na manhã desta sexta-feira, 1º. 
Sendo assim, dois times apontados como “zebras” antes do início da competição terão a oportunidade de fazer história. Se o Tio Dongo cresceu na reta final, o Unidos da Ponte chega às semifinais, curiosamente, sem ter vencido nenhuma partida até então. Apenas uma das duas surpresas poderá seguir na briga pelo título.

12h45: Vargem Alta x Unidos do Alto
Se o alvinegro representa todo o potencial de uma região economicamente importante pela produção de flores, o rubro verde carrega a energia do bairro mais populoso de Nova Friburgo. De um lado, a técnica de jogadores que passaram por grandes clubes do futebol brasileiro, e de outro, a força dos garotos, em maioria, da própria comunidade. 

Vargem Alta e Unidos do Alto, de características e filosofias diferentes, possuem em comum o desejo de seguir na briga pelo título da principal competição de futebol amador do município.

A campanha da equipe da zona rural é praticamente irretocável: invicto, empatou apenas um jogo. Justamente o das quartas de final, contra o São Lourenço, onde não teve vida fácil. Já o Unidos do Alto vem numa curva crescente na competição, respaldado pela sólida vitória contra o Amparo por 3 a 1. Ambos devem contar com os retornos de atletas que desfalcaram as equipes na fase anterior, tornando o duelo ainda mais atrativo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Supercopa SAF
Publicidade