Cachoeiras de Macacu agora tem trilha para deficientes

Com 400 metros, caminho foi inaugurado na Reserva Ecológica de Guapiaçu
quarta-feira, 26 de setembro de 2018
por Alerrandre Barros (alerrandre@avozdaserra.com.br)
A trilha em, área reflorestada (Divulgação Regua)
A trilha em, área reflorestada (Divulgação Regua)

A Reserva Ecológica de Guapiaçu (Regua), em Cachoeiras de Macacu, inaugurou na terça-feira, 25, uma trilha com trecho adaptado para cadeirantes e deficientes visuais. Com 400 metros, o caminho, em uma área reflorestada da Mata Atlântica, recebeu obras de terraplanagem com bica corrida e ainda conta com um cabo guia por todo o trecho, permitindo a locomoção com segurança. Há também placas com informações sobre o ambiente no trecho.   

Segundo o presidente da Regua, Nicholas Locke, a trilha foi preparada para levar os visitantes a conhecerem melhor a área pantanosa da reserva, chamada de Observatório dos Alagados. “Essas áreas pantanosas são formadas pela água da serra, que carrega partículas de areia e material orgânico. Com muitos nutrientes em suspensão, grandes e pequenos animais são atraídos para viver nesse local. Algumas espécies até precisam deste habitat para completar seu ciclo de vida, como camarões e peixes de água doce, atraindo aves e animais de grande porte, como, jacarés e capivaras”, declarou Locke.

Dezenas de crianças e adolescentes, acompanhados de responsáveis, participaram da inauguração da trilha, que deve receber nos próximos 14 meses mais de 1.500 visitantes, estima o projeto Guapiaçu Grande Vida, que administra a reserva. A iniciativa tem patrocínio da Petrobras e apoio da Prefeitura de Cachoeiras de Macacu.

“Acreditamos que a trilha fortaleça nossas ações de educação ambiental reforçando o contato com a natureza de forma a sensibilizar jovens para a preservação do meio ambiente. A emoção de estar na trilha interpretativa é muito mais forte do que ver as árvores nas imagens de televisão, dos livros ou da internet”, explica a coordenadora do projeto Tatiana Horta.

A reserva ecológica

Com mais de 15 anos de existência, a Reserva Ecológica de Guapiaçu (Regua) está localizada no Guapiaçu, na zona rural de Cachoeiras de Macacu. Foi criada para proteção dos remanescentes florestais de Mata Atlântica na alta bacia do Rio Guapiaçu e sua biodiversidade do desmatamento, da caça e da exploração predatória de recursos naturais.

A reserva tem o compromisso com a restauração de habitats nativos, reintrodução de espécies extintas localmente, o inventário da biodiversidade local e promover a educação ambiental com a comunidade local e regional. Com mais de 40 quilômetros de trilhas, recebe, todos os anos, pesquisadores de universidades e centros de pesquisa, além de turistas.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Meio Ambiente
Publicidade