Braunes: mudança no trânsito vai começar contra vontade de moradores

Ruas do bairro têm sentido do tráfego de veículos alterado nesta terça. Abaixo-assinado tenta reverter medida
sexta-feira, 05 de outubro de 2018
por Alerrandre Barros (alerrandre@avozdaserra.com.br)
A Rua Sara Braune, pivô da discórdia (Fotos: Henrique Pinheiro)
A Rua Sara Braune, pivô da discórdia (Fotos: Henrique Pinheiro)

As placas que indicam os novos sentidos de direção de algumas das principais ruas do bairro Braunes já foram afixadas nos postes pela Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu) na última semana. A mudança no trânsito começa na próxima terça-feira, 9, à revelia da vontade de mais de 650 moradores que (até a manhã da última sexta-feira, 5) já haviam aderido a um abaixo-assinado contra a medida tomada pela prefeitura.   

Há pouco mais de uma semana, a padaria Sans Souci, na Rua Sara Braune, virou o ponto de coleta das assinaturas. “Moradores que vivem na parte mais alta do bairro me pediram para deixar aqui os livros do abaixo-assinado. Toda hora passa alguém e assina. Já coletamos mais de 650 assinaturas. Até esta segunda-feira, 8, esse número deve chegar a 1 mil”, prevê o comerciante Délcio Albertino. “Nós, moradores, não fomos consultados. Foi dito pela prefeitura que comerciantes e a associação de moradores solicitaram as mudanças, mas não existe essa associação no bairro há mais de dez anos”, observa o comerciante.

De acordo com a Smomu, as mudanças no trânsito começam pela Rua Visconde de Itaboraí, que passará a ter somente mão única, subindo para o bairro, desde a esquina com a Rua Sara Braune até a esquina com a Rua Bajé. Outra alteração importante é na Rua Sara Braune, que passará a ser via de mão única, no sentido Centro. As ruas José Acúrcio Benigno e Doutor Barcelos também passarão a ter mão única no mesmo sentido de toda extensão da Sara Braune. A Rua Vicente de Moraes, onde se localiza a Escola Municipal Jardel Hottz, também terá mão única até a Rua Nelson Kemp, e a Rua Itajaí continuará sendo mão dupla.

Anunciadas no fim do mês passado, as mudanças entrariam em vigor na última terça-feira, 2, mas foram adiadas em uma semana devido ao atraso na instalação das placas. Para o secretário de Ordem e Mobilidade Urbana de Nova Friburgo, Marques Henrique Jesus, as alterações serão importantes para ordenar melhor o trânsito no local.

“Iremos fazer essas mudanças em caráter experimental por 60 dias, visando melhorar o fluxo de veículos que transitam pelo bairro, principalmente em horários de pico, e também para dar mais segurança aos pedestres e condutores”, declarou o secretário. A VOZ DA SERRA esteve no bairro Braunes na última sexta-feira, 5, e viu que as placas que indicarão os novos sentidos do tráfego de veículos nas ruas já estavam instaladas e cobertas com plásticos pretos. Entre os moradores ouvidos pela equipe de reportagem a insatisfação com as mudanças é geral, principalmente, aqueles que moram nas ruas que passarão a receber maior número de carros, motocicletas, ônibus e caminhões.

“Essa mudança vai tirar a tranquilidade dos moradores das ruas paralelas à Sara Braune, que é uma via de acesso ao bairro, portanto, é natural o fluxo constante. Apesar disso, o tráfego nela é baixo. Só aumenta nos períodos de aula na faculdade (Estácio de Sá). A medida vai praticamente zerar o fluxo na Sara Braune, mas vai congestionar, em 70%, 80% as outras ruas”, reclama o morador Fabiano Barros.

Recuos na Rua Sara Braune

Barros é engenheiro e, assim como Délcio Albertino (de azul, na foto), não foi convidado pela prefeitura para discutir propostas para o trânsito do bairro. Para ele, a Smomu deveria realizar obras para melhorar o fluxo das ruas, sobretudo, na Sara Braune, em vez de mudar o sentido do trânsito. “As calçadas dessa rua têm dois metros de largura. A prefeitura poderia construir baias (recuos) de estacionamento temporário nas calçadas, ampliando a largura da rua. Essa seria uma obra relativamente mais barata do que uma grande obra de alargamento de toda a rua”, propõe.

Contudo, Fabiano (de verde) se queixa ainda mais do estado de conservação das ruas do bairro Braunes, área nobre de Nova Friburgo. “Antes de a prefeitura mudar o trânsito, deveria reparar os buracos nas ruas, desentupir as bocas de lobo, por onde cai esgoto sem tratamento, cujo mau odor invade nossas casas, e realizar capinas. Há trechos de ruas no bairro que não possuem sequer calçadas. Pagamos o IPTU mais caro de Nova Friburgo, mas não recebemos o retorno dos nossos impostos”, reclamou o engenheiro. Uma cópia do abaixo-assinado feito pelos moradores foi encaminhado, na última semana, ao líder do governo na Câmara Municipal, vereador Aylter Maguila (PMDB).

O que diz a prefeitura

Procurada, a Prefeitura de Nova Friburgo informou que as mudanças no trânsito do bairro estão mantidas para a próxima terça-feira, 9. “Um estudo apontou que as alterações previstas trarão melhorias como maior segurança para motoristas e pedestres, fluidez no tráfego, principalmente na Rua Visconde de Itaboraí que é estreita, organização no acesso à universidade Estácio de Sá e a diminuição dos atrasos na linha de ônibus que liga o bairro ao Centro”, diz trecho da nota.

Sobre o estado de conservação das ruas, a Secretaria municipal de Serviços Públicos afirmou que a capina e desentupimento das bocas de lobo são realizadas com regularidade no bairro. “Inclusive, prevendo o período de chuvas, os bueiros já estão recebendo limpeza e substituição de tampas”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Trânsito
Publicidade