Boas práticas

quarta-feira, 30 de março de 2016
por Jornal A Voz da Serra

O PROGRAMA Rio Rural foi destaque em seminário da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), promovido para comemorar o Dia Internacional de Florestas, celebrado no último dia 21. O evento, realizado em Roma, reuniu especialistas e comissários de países que desenvolvem projetos de gestão sustentável de florestas e de recursos hídricos.

DESENVOLVIDO pela Secretaria estadual de Agricultura, o Rio Rural é um caso de sucesso no planejamento de microbacias hidrográficas e pela integração de boas práticas agropecuárias na agricultura familiar por meio da conservação do meio ambiente.

A ADOÇÃO de boas práticas e o aumento da eficiência produtiva nas propriedades rurais foram determinantes para viabilizar projetos de conservação ambiental e serviços ecossistêmicos.

AS METAS ambientais são ambiciosas, segundo o governo. Nos planos estão incluídas a preservação de nascentes, a reposição de matas ciliares, recuperação de solos degradados e o apoio ao agricultor no cumprimento do Código Florestal. Com este avanço, Nova Friburgo espera obter melhorias no trabalho de reconstrução de sua área rural, também com enfoque sustentável.  Dentro das perspectivas de crescimento municipal, este setor tem peso considerável e, mais ainda, possibilidades concretas de desenvolvimento. Para isso, todas as redes produtivas da olericultura, fruticultura e floricultura precisam receber incentivo.

O TRABALHO realizado pela Secretaria municipal de Agricultura tem sido de fundamental apoio ao agricultor, através de políticas de aumento da produtividade. Porém, não é suficiente para fazer crescer este setor da economia, que precisa, além de verbas, de assistência técnica, fomento à pesquisa também pela iniciativa privada, além de infraestrutura de serviços públicos.

PARA fortalecer a agricultura familiar é necessário pensar num projeto de crescimento sustentável que leve em conta o seu enorme potencial econômico, e também a sua dimensão sociocultural e ambiental. O Estado do Rio está preparado para se tornar o polo de agricultura sustentável do país e os esforços neste sentido podem ser vistos inclusive em Nova Friburgo. A área rural friburguense pode crescer e só precisa receber das autoridades a atenção que merece.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade