Blocos botam na rua o carnaval friburguense

Piranhas, Maluco Beleza e Banda Predial Primus arrastam multidão animada pelo Centro. Novidade deste ano é a Rua da Cerveja Artesanal
sexta-feira, 01 de março de 2019
por Adriana Oliveira e Alerrandre Barros (redacao@avozdaserra.com.br)
Os ritmistas do Maluco Beleza esquentam o samba do bloco (Fotos: Henrique Pinheiro)
Os ritmistas do Maluco Beleza esquentam o samba do bloco (Fotos: Henrique Pinheiro)

Foi dada a largada. Uma multidão de fantasias coloridas e criativas tomou as ruas do Centro de Nova Friburgo no fim da tarde e início da noite desta sexta-feira, 1º de março, abrindo a festa de Momo na cidade.

Os primeiros blocos a sair foram, tradicionalmente, o das Piranhas, o Maluco Beleza e a Banda Predial Primus, espalhando alegria, irreverência e bom humor por onde passavam. O cronograma segue com Bofe de Elite, o Bloco do Frizão, o Atrás do Seu e o Rastafari. A Avenida Alberto Braune e a Praça Dermeval Barbosa Moreira concentraram o maior número de pessoas, com vários shows no palco montado pela prefeitura e barraquinhas.

Entre as novidades da folia momesca este ano estão os cem banheiros químicos - 40 a mais do que no ano passado - espalhados pelas áreas do evento (foto mais abaixo). E também a Rua da Cerveja Artesanal, para a degustação de marcas produzidas na cidade. O espaço funciona na Rua Augusto Cardoso, no Centro, e conta com barracas e mesas para os foliões que gostam de apreciar uma gelada (foto).

A festa está só começando: neste sábado, 2, tem o desfile das escolas do Grupo A (que até o ano passado eram blocos de enredo) e no domingo, 3, o desfile das escolas do Grupo Especial (veja os enredos e a programação oficial completa no caderno anexo desta edição ou, se preferir, em avozdaserra.com.br).

Segundo maior carnaval do estado em número de blocos e escolas, Friburgo terá este ano cerca de 30 agremiações desfilando nos cinco dias de carnaval, só no Centro. Esse número na prática é ainda muito maior porque não inclui os muitos outros blocos que desfilam pelas ruas de seus bairros. Haverá atrações, por exemplo, nos distrito de Lumiar, São Pedro da Serra e Amparo.

A Secretaria de Serviços Públicos elaborou um cronograma de ações de limpeza dos principais pontos de concentração de pessoas. Ao todo, a equipe de limpeza vai contar com 120 funcionários atuando durante o carnaval. O maquinário de apoio contará com cinco caminhões-pipa, oito caminhões basculantes, três retroescavadeiras e dois compactadores cedidos pela concessionária de coleta de lixo.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: carnaval
Publicidade