Audiência na Câmara debaterá criação de um polo tecnológico friburguense

Tema principal de encontro é projeto de lei para estruturar Sistema Municipal de Ciência, Tecnologia e de Inovação, como prevê Lei Orgânica
quarta-feira, 03 de julho de 2019
por Jornal A Voz da Serra
Integrantes do InovaFri lutam pela criação de um polo tecnológico em Friburgo (Divulgação)
Integrantes do InovaFri lutam pela criação de um polo tecnológico em Friburgo (Divulgação)

A Câmara Municipal de Nova Friburgo realizará uma audiência pública sobre a estruturação do Sistema Municipal de Pesquisa, Ciência, Tecnologia e Inovação de Nova Friburgo, conforme prevê a nova Lei Orgânica. O encontro será na próxima segunda-feira, 8, às 18h30, no plenário, e é aberto a quem quiser participar.

Representantes de Petrópolis, que aprovaram recentemente sua Lei de Inovação, participarão relatando a experiência do município na construção desse marco legal.

A audiência é uma iniciativa do Ecossistema de Inovação de Nova Friburgo, o InovaFri, grupo formado por instituições públicas e privadas da cidade que luta pela criação de um polo tecnológico friburguense. O objetivo é promover a ciência, a inovação e a tecnologia e impulsionar negócios e o desenvolvimento regional.

A audiência faz parte do processo de discussão de um projeto de lei para a criação de um Sistema Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. A nova Lei Orgânica de Friburgo prevê  investimentos nessa área, mas é necessário uma lei complementar detalhando a aplicação de recursos. De autoria do Executivo, o texto será encaminhado à Câmara de Vereadores pela Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissionalizante e Superior ainda este ano.

Criado em novembro passado, o InovaFri vem mobilizando instituições de peso como UFF, Uerj, Cefet, Embrapa, Emater, Senai, Sebrae, Universidade Estácio de Sá, Firjan, InterTV, Serra do Silício, Instituto Pindorama, empresas juniores e sindicatos locais como Sinduscon (construção civil), Sindmetal (indústrias metalúrgicas, mecânicas e do material elétrico) e Sindvest (vestuário).

"Depois dessa lei específica, nossa ideia é criar um plano diretor de cidades inteligentes para incentivar a inovação no município, não só através do estímulo à vinda de empresas de fora, mas também do fortalecimento das empresas já instaladas na cidade", disse José Loyola Bechara, subsecretário municipal de Ciência e Tecnologia.

Iniciativa da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia com apoio do Sebrae, o InovaFri faz parte do Serratec, o Parque Tecnológico da Região Serrana, que reúne mais de 130 empresas nacionais e internacionais de tecnologia, além de entidades e instituições de ensino, em Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis, com o objetivo de tornar a região um centro das principais de inovações tecnológicas do país. Saiba mais em serratec.org ou inovafri.com.br.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: tecnologia
Publicidade