Atleta de tiro com arco agora treina apadrinhada pela prefeitura

Françoise Villeneuve vai representar Friburgo em competições que podem levá-la às Olimpíadas
sábado, 12 de janeiro de 2019
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
Françoise Villeneuve no seu primeiro treino patrocinada pela prefeitura (Fotos: Henrique Pinheiro)
Françoise Villeneuve no seu primeiro treino patrocinada pela prefeitura (Fotos: Henrique Pinheiro)

Celeiro de craques de diversas áreas do esporte, Nova Friburgo dá mais um passo importante para cravar o nome da cidade no cenário olímpico. A prefeitura municipal resolveu apadrinhar a jovem Françoise Villeneuve Chevrant, de 17 anos, que é atleta de tiro com arco e mora na cidade há quase um ano. Natural de São Gonçalo, ela procurou a Secretaria Municipal de Esportes em busca apoio para realizar seus treinos.

Segundo a atleta, Friburgo se apresentou como a cidade mais segura para aprimorar suas habilidades, visando a tão sonhada vaga nas Olimpíadas de Tóquio, em 2020. “Onde eu morava tem muita violência e eu precisava de um lugar fixo para treinar. Mesmo morando aqui, eu treinava em Maricá e era muito cansativo”, comentou a atleta.

A jovem foi recebida pelo secretário Waldemir Caetano. Após a reunião, a atleta foi liberada para treinar em dois espaços e iniciar sua preparação para representar a cidade serrana nas competições.

“Neste momento, o secretário de esporte, Waldemir Caetano, está me apoiando com um campo e um ginásio para treino. Essa é a base da estrutura que estou tendo aqui e que vai me ajudar muito nos treinos, para competir em Las Vegas no início de fevereiro. A estrutura do campo vai me ajudar para os treinos, de ranking, campeonatos e seletivas”, disse.

Próximo desafio será em Las Vegas

A esportista de alto rendimento é uma das promessas do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e da Seleção Brasileira de Tiro com Arco. Ela é considerada uma das três melhores atletas brasileiras da categoria juvenil na modalidade arco-olímpico. Françoise fez parte da Seleção Brasileira que participou do Campeonato Sulamericano de 2016, na Argentina e, em sua carreira, já contabiliza 19 medalhas em competições nacionais e internacionais, como a Copa Rio.

Um dos objetivos da atleta é tornar popular a modalidade na cidade serrana. “A minha expectativa é ter mais rendimento nos treinos, para me preparar para as seletivas que tem o foco nas Olimpíadas de 2020 e a outra expectativa é trazer o esporte para a cidade. Meu ritmo de treino será intensivo”, promete.

Em 2018, depois de se recuperar de uma lesão, a atleta voltou a treinar. Hoje, seu principal objetivo é participar de seletivas para pontuar e integrar a seleção que representará o Brasil no Campeonato Mundial de Tiro com Arco 2019 e Olimpíadas de Tóquio, em 2020. Para isso, ela precisa intensificar os treinamentos, já que seu próximo compromisso é o evento Vegas Shoot, que reunirá cerca de quatro mil atletas nos Estados Unidos, em fevereiro deste ano.

Para o secretário de Esportes, o incentivo, a dedicação e o treino são fundamentais para o bom rendimento dos atletas. “Por orientação do prefeito Renato Bravo, a gente tem sempre a porta aberta para os atletas que nos procuram em busca de apoio. E nós conseguimos parcerias importantes para Françoise buscar seus resultados. Ela agora poderá treinar no Roqueano Social Clube e no nosso Ginásio Adhemar Combat (Olaria). Assim, ela poderá realizar sua rotina diária de seis horas de treino sem precisar ir a outro município para isso”, comemorou o secretário.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade