Atenção e conscientização

quarta-feira, 23 de março de 2016
por Jornal A Voz da Serra
Avenida Alberto Braune (Foto: Lúcio Cesar Pereira)
Avenida Alberto Braune (Foto: Lúcio Cesar Pereira)

MAIS UMA vez A VOZ DA SERRA noticia em sua edição atropelamentos e colisões com vítimas provocadas pelo trânsito em nossa cidade. A morte de uma mulher na última segunda feira, 21, ao atravessar perigosa pista fora da faixa de pedestre, reacende a discussão sobre o trânsito na cidade. Apressados e sem cautela, inúmeros motoristas, motociclistas e pedestres são vítimas de acidentes por falta de atenção e conscientização sobre os riscos dessa difícil convivência. O resultado é muitas vezes a perda de vidas, ferimentos e sequelas, além e outros graves problemas.

PISTAS COMO as avenidas Conselheiro Julius Arp, Euterpe Friburguense, Roberto Silveira e as que margeiam o Rio Bengalas se transformam em vilãs de pedestres, pois, velozes e sem oferecerem uma segura condição de travessia, são arriscadas a qualquer hora do dia. E também as rodovias estaduais existentes no município, como a estrada Mury-Lumiar, a TereFri e a RJ-116. 

NÃO É A PRIMEIRA VEZ que este jornal aborda o assunto, e, por mais que se fale, percebe-se o desinteresse de muitos sobre o tema, preferindo “arriscar a vida num minuto” podendo mesmo perdê-la por falta de atenção. O Brasil é campeão em acidentes e vítimas do trânsito irresponsável, levando as autoridades a se preocuparem bastante com o problema. Diariamente a mídia dá conta de acidentes, indicando que infelizmente a tendência não é diminuir.

PARA QUE A estatística não aumente, torna-se necessário uma ampla campanha de conscientização levando motoristas e pedestres a compreender a extensão da grave situação, visando a diminuição de acidentes. Porém, a proposta não depende apenas do governo. Depende, fundamentalmente, da sociedade organizada, notadamente os meios educacionais, desencadeando um processo de informação que começa bem cedo, ainda nos bancos escolares.

NOVA FRIBURGO, por sua limitada área de circulação e o excessivo número de veículos, deve se preocupar com o tema enfrentando o problema de frente e propondo saídas mais criativas e preventivas. Para tanto, é preciso unir os poderes públicos e a sociedade civil organizada, numa mobilização permanente de prevenção de acidentes no trânsito.

A SECRETARIA Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana trabalha constantemente para disciplinar o trânsito na cidade e a fiscalização intensa vem sendo adotada com êxito em diversas ocasiões. Porém, não basta apenas vigiar e punir. É preciso informar, educar e conscientizar. Tal tarefa não se executa apenas em um dia, uma semana ou um mês. É um trabalho de longo prazo, que exigirá também uma forte presença do poder público com o necessário investimento. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Trânsito
Publicidade