Assunto mal resolvido

quinta-feira, 08 de fevereiro de 2018
por Jornal A Voz da Serra

PROMESSA de campanha do prefeito Renato Bravo, a criação e ampliação das ciclovias ainda não foi deslanchada. Trata-se de um tema bastante discutido e a comunidade reconhece a importância dessas vias para a mobilidade urbana de Nova Friburgo. Porém, continuamos na mesma.

NOVA Friburgo volta a sofrer com o congestionamento ao longo da RJ-116 que cruza a cidade de ponta a ponta. Como ocorre em todos os finais de semana, o trânsito continua a saturar ruas e avenidas, dando mostras que o próximo fim de semana – em meio ao feriadão de carnaval - , assim como os demais, não será diferente. Estamos chegando ao ponto de saturação e é preciso, portanto, buscar uma solução capaz de minimizar este impacto no cotidiano friburguense.

O GOVERNO estadual lançou há alguns anos o programa Rio-Estado da bicicleta, promovido pela Secretaria de Transportes para valorizar o transporte não motorizado, mais especificamente a bicicleta. E deu início ao Plano Diretor para dotar cidades com infraestrutura para garantir a mobilidade segura de pedestres e ciclistas. Objetivo: implantação de um mil quilômetros de ciclovias, dez quilômetros em cada um dos 92 municípios. Infelizmente o plano não avançou.

COM OU SEM o apoio do governo, avança em algumas cidades do interior fluminense a revitalização da bicicleta como veículo de transporte. Sem poluir, sem complicar o trânsito e, acima de tudo, silenciosas, as bicicletas ganham o estímulo de todos que tentam mudar a cultura do automóvel dominante em nossas comunidades.

A CONVIVÊNCIA da bicicleta com o automóvel é desleal, mas pode ser pacífica e harmoniosa quando as leis de convivência são respeitadas. O problema é que muitos não vêm a bicicleta como um veículo de transporte. Existem regras de convivência entre carros e bicicletas, previstas no Código de Transito Brasileiro, porém a maioria não sabe disso.

FRIBURGO tem inúmeras possibilidades de aumentar o número de ciclistas e ciclovias para o trabalho e o lazer, como existiu há anos. Mas também é preciso fazer muita coisa, como criar sinalização específica e diminuir os limites de velocidade dos automóveis em certas vias, para maior segurança. Se isso ocorresse, a cidade ganharia muito em controle da poluição, na diminuição dos congestionamentos e no aumento da qualidade de vida de seus moradores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade