Associação Cultural Líbano-Friburguense empossa novo presidente

Além do tradicional hasteamento de bandeiras, a data motiva saborosos almoços de comidas típicas animados pela milenar dança do ventre
quarta-feira, 14 de setembro de 2016
por Jornal A Voz da Serra
Marco Antônio Gastim agora está à frente da entidade que congrega a colônia libanesa do município (Foto: Arquivo A VOZ DA SERRA)
Marco Antônio Gastim agora está à frente da entidade que congrega a colônia libanesa do município (Foto: Arquivo A VOZ DA SERRA)

A Associação Cultural Líbano-Friburguense, entidade que congrega a colônia libanesa do município, tem novo presidente. O dentista Marco Antônio Gastim foi empossado recentemente no cargo para um mandato de dois anos. Ele sucede o empresário Gilberto Sader, que por muitos anos esteve à frente da presidência da associação e agora ocupa o cargo de vice-presidente. 

“Estou muito honrado com esse novo desafio e espero contar com o apoio dos muitos descendentes de libaneses que vivem na cidade. Alguns estão ao meu lado na associação”, afirma Marco. A nova diretoria promete dar continuidade e ampliar as ações desenvolvidas pela entidade no município com intuito de resgatar, preservar e valorizar as tradições e a cultura árabes. Destaque para os eventos que costumam marcar o Dia Nacional do Líbano, comemorado em 22 de novembro. 

Além do tradicional hasteamento de bandeiras, a data motiva saborosos almoços de comidas típicas animados pela milenar dança do ventre. Autoridades libanesas como o cônsul Ziad Itani e o arcebispo maronita, Dom Edgard Madi, já marcaram presença no evento e em outras comemorações. Isso se deve à expressiva colônia libanesa presente em Nova Friburgo, onde os primeiros imigrantes chegaram em 1870 e tiveram importante papel no desenvolvimento do município.

Vale destacar que o Dia Nacional do Líbano marca a independência do país que foi dominado pela França após a queda do Império Otomano, na Primeira Grande Guerra. Em 1926 foi criada a República do Líbano, mas só durante a Segunda Guerra é que a França concedeu a independência ao país, sendo que a retirada total de seu território por parte dos franceses só se concluiria em 1947. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Colonia Libanesa
Publicidade