A "Árvore que dá Livros" já está montada na Praça das Colônias

Pelo sétimo ano, idealizadores juntam livros doados pela população para montar o símbolo natalino diferente
sábado, 15 de dezembro de 2018
por Jornal A Voz da Serra
A árvore depois de pronta (Fotos de leitores)
A árvore depois de pronta (Fotos de leitores)

Das 12h às 18h deste sábado, 15, os friburguenses terão a chance de ver e desmontar a “Árvore que dá Livros”, na Praça das Colônias, no Suspiro. A montagem começou às 9h.

É o sétimo ano consecutivo que a árvore de livros é montada, por iniciativa de um grupo de amigos. Trata-se de uma árvore de Natal feita somente com livros doados por moradores da cidade. Com o objetivo de incentivar a leitura e aproveitar o espírito de partilha característico desta época do ano, os livros que compõem a árvore serão disponibilizados a todos os presentes no evento, que poderão escolher os de sua preferência.

Os livros foram deixados em lugares previamente combinados, como a portaria do Edifício Amazonas (Rua Marques Braga, 7, a Rua do Au-Au), a Usina Cultural Energisa (Praça Getúlio Vargas, 55, esquina com a Dante Laginestra); o Espaço Ganesha (Avenida Comte Bittencourt, 88); o Bar América; e a Curadoria, no Espaço Arp (Avenida Julius Arp).

Em sua primeira edição, em2012, o evento ocorreu na Praça Marcílio Dias, no Paissandu, e contou com a doação de mais de mil livros, recolhidos em três semanas de campanha. Foram distribuídos ao longo do dia cerca de 600 livros, e aqueles que não foram resgatados pela comunidade tiveram como destino o Lar Abrigo Amor a Jesus.
 
O sucesso do evento deu origem à sua segunda edição, que se realizou em 21 de dezembro de 2013, na escadaria do antigo Fórum, na Praça Getúlio Vargas. Foram mais mil livros arrecadados e doados para pessoas que estavam presentes na desmontagem da árvore. Nesse ano, os livros que sobraram foram enviados para a Catedral São João Batista, para serem utilizados em um projeto de leitura e sopão para famílias carentes.

Na terceira montagem da "Árvore que dá livros", em 2014, cerca de dois mil livros foram arrecadados e distribuídos para pessoas de todas as idades, o dobro das edições de 2012 e 2013. Como nos anos anteriores, os livros que sobraram foram doados para instituições filantrópicas.

Em 2015, o evento ocorreu na Praça Dermeval Barbosa Moreira, no dia 19 de dezembro. Os livros que restaram foram novamente doados ao Lar Abrigo Amor a Jesus. Em 2016, o evento aconteceu na Estação Livre e arrecadou cerca de 1.500 livros de todas os gêneros. Na última edição, em 2017, o evento voltou ao seu local de origem, a Praça Marcílio Dias.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Natal
Publicidade