Aqui tem truta: festival é um dos destaques de novembro

Evento que acontece durante todo o mês em vários restaurantes consagra Friburgo como o maior produtor do estado
sexta-feira, 26 de outubro de 2018
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
Aqui tem truta: festival é um dos destaques de novembro

 

O penúltimo mês do ano vai reservar aos friburguenses um dos festivais mais saborosos da cidade. O Festival da Truta, que acontece durante todo o mês de novembro, vai reunir 50 estabelecimentos, que vão oferecer pratos e delícias feitas com o peixe de carne nobre. Nova Friburgo tem a maior produção de trutas do estado por possuir rios de águas geladas e cristalinas.

Todos os anos, os chefs preparam pratos feitos especialmente para o evento, que promete atrair turistas, principalmente nos feriados de Finados (dia 2), Proclamação da República (15) e Consciência Negra (20). Os restaurantes que vão aderir ao Festival da Truta estão espalhados pelo Centro, Lumiar, São Pedro da Serra, Amparo, Salinas, Cônego, Mury e Braunes.

Com uma produção de aproximadamente 36 toneladas do peixe por ano, Nova Friburgo é considerado o município com a maior produção de trutas do estado, segundo a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj). Ao todo, são 18 produtores de truta cadastrados na instituição, sendo oito com produção em escala comercial. O peixe criado nas águas da região são vendidos, principalmente, em Friburgo, Teresópolis, Petrópolis e municípios da região metropolitana do Rio de Janeiro. A maior concentração de produção de truta está concentrada no distrito de Lumiar, especialmente na localidade de Macaé de Cima, além de Salinas e Três Picos.

Ainda de acordo com a Fiperj, Nova Friburgo apresenta boas condições zootécnicas para a criação de trutas, como por exemplo, temperatura adequada de água, fornecimento abundante do recurso hídrico, características geográficas de montanhas e boas características físico-químicas da água dos rios locais.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Gastronomia | evento | Turismo
Publicidade