Após vitória, Edson Barboza assume a 5ª posição em ranking dos leves do UFC

O triunfo sobre Melendez foi o segundo consecutivo do friburguense
segunda-feira, 08 de agosto de 2016
por Vinicius Gastin
Agora quinto colocado dos leves, Barboza aguarda pela confirmação do próximo adversário
Agora quinto colocado dos leves, Barboza aguarda pela confirmação do próximo adversário

É indiscutível que Edson Barboza está entre os melhores lutadores de sua categoria no Ultimate Fighting. E a própria organização reconhece a evolução do atleta de Nova Friburgo, colocando-o entre os cinco mais bem conceituados da divisão dos pesos leves. O ranking atualizado do UFC, divulgado dias depois da vitória de Edson sobre Gilbert Melendez, colocou o friburguense na quinta colocação, atrás apenas do campeão, Eddie Alvarez, e de Khabib Nurmagomedov, Rafael Dos Anjos, Tony Ferguson e Nate Diaz.

“É o melhor momento da minha carreira porque eu tenho melhorado, tenho visto isso no treino. Tenho melhorado a cada dia, sem dúvida nenhuma é meu melhor momento. O Eddie Alvarez ganhou do (Anthony) Pettis, do Melendez e foi para o cinturão. Eu também passei pelos dois, então acredito que estou perto. Na mesma trilha do Eddie (Alvarez), estou chegando. Me sinto muito perto da disputa de título, continuo indo para a frente. Gostaria de Khabib, Ferguson ou Rafael. Um deles acho que seria bom para mim e estou pronto para cinco rounds”, declarou.

O triunfo sobre Melendez foi o segundo consecutivo de Edson, o 12º em seis anos de Ultimate. O friburguense já vinha de uma contundente vitória sobre Anthony Pettis em abril, e voltou a mostrar uma grande performance para superar Gilbert por decisão unânime dos jurados, na luta coprincipal do UFC Chicago, realizada no último dia 24 de julho. Depois de alguns tropeços, o friburguense parece novamente se aproximar de uma oportunidade para buscar o cinturão de sua categoria na organização. Com a divulgação do ranking e as recentes boas exibições, a discussão sobre essa possibilidade ganha cada vez mais os noticiários especializados.

Melendez, por sua vez, havia saído dos rankings após mais de um ano sem pisar no octógono, mas reestreou na 14ª posição. Quem também chegou ao Top 5 de sua divisão no mesmo fim de semana que Edson foi a peso-galo Valentina Shevchenko, que venceu a luta principal da noite contra a ex-campeã Holly Holm. Valentina ultrapassou quatro adversárias no ranking da categoria e chegou à terceira posição, atrás apenas de Miesha Tate e Ronda Rousey.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: artes marciais | MMA | UFC | Edson Barboza
Publicidade