Após Moraes e Barboza, Anderson França também passa a treinar Chris Weidman

O técnico friburguense passa a treinar, simplesmente, o homem que foi capaz de destruir o reinado de Anderson Silva no UFC
terça-feira, 08 de março de 2016
por Vinicius Gastin
Anderson França (Foto: Leonardo Vellozzo/Arquivo A VOZ DA SERRA)
Anderson França (Foto: Leonardo Vellozzo/Arquivo A VOZ DA SERRA)

 Depois de revelar Edson Barboza e Marlon Moraes para o mundo do MMA, o mestre Anderson França deu um novo passo na carreira de treinador. E não é qualquer passo. O técnico friburguense passa a treinar, simplesmente, o homem que foi capaz de destruir o reinado de Anderson Silva no UFC: o americano Chris Weidman. O primeiro desafio como um dos treinadores do atleta não será simples: Weidman volta a enfrentar Luke Rockhold, seu algoz no UFC 194, em dezembro passado. O combate acontece em junho, pelo UFC 199, ainda sem data oficializada.

“Da última vez que estive nos EUA, eu dei quatro treinos para o Weidman, que ficou bastante motivado e me chamou para eu voltar e ajudar no camp (período de treinos) dele. Estou com um problema no visto, que é de turista. Mas vou resolver isso para ajudá-lo e ajudar também ao Edson Barboza, que luta em abril”, revela Anderson França.

Segundo o presidente do UFC Dana White, Weidman vai ganhar a revanche imediata contra Rockhold mesmo após a vitória por nocaute do campeão em dezembro. O UFC 199 antecede o UFC 200, evento histórico aguardado pela organização americana. Aos 31 anos, Rockhold vem de cinco vitórias consecutivas no evento. Ele bateu nomes como Lyoto Machida, Michael Bisping e o próprio Chris Weidman. Já o ex-campeão e agora desafiante teve quebrada sua invencibilidade de 13 lutas ao ser nocauteado por Luke.

Alegria por Barboza e Moraes

Anderson França de Carvalho, 42 anos, começou a lutar aos sete. Desde a primeira arte marcial praticada, o taekwondo, o interesse pela luta apenas cresceu e se consolidou através do kickboxing. Mas foi no muay thai que Anderson começou a trilhar o caminho do sucesso. Em 1996 Anderson ganhou a primeira oportunidade para dar aula na Academia Brasil Fight Center. Credenciado pelo título de melhor atleta do país, o lutador pôde repassar aos alunos todo o conhecimento durante quatro anos. A essa altura, em meados de 2000, a faculdade de engenharia deixou de ser prioridade.

Os pais de Anderson França entenderam o recado e abraçaram a causa. Pouco tempo depois, o lutador ganhou uma academia de presente e realizou as primeiras aulas de muay thai para um número reduzido de alunos. Marlon Moraes e Edson Barboza já treinavam na Fight Co e despontavam como destaques no cenário das artes marciais. Hoje, ambos são destaques no cenário mundial do MMA.

“Isso é fruto de um grande trabalho que estamos realizando em Nova Friburgo. Acho que a gente precisa apenas de mais um pouco de apoio, não só para a arte marcial, mas de um modo geral. Somos um celeiro de grandes talentos”, disse França.  

Além da lapidação de atletas, Anderson França trabalha também na formação de cidadãos. O projeto social que funciona em sua academia reúne cerca de 60 crianças às terças e quintas-feiras pela manhã, das 9h às 10h, e à tarde, das 14h às 15h. A atividade é voltada para crianças carentes até 15 anos, e o único pré-requisito, além da idade, é estar estudando em escola pública. Além do mestre de muay thai, Vitor Barbosa, Pablo Barros e Maurício Macedo ajudam na realização das atividades.

“Algumas empresas nos apoiam, como a Duda Engenharia, Fermoplast, Rei da Empada e outros. Temos cerca de 60 crianças, e é um projeto muito legal”, ressalta Anderson França.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: MMA | artes marciais | UFC | Anderson França
Publicidade