Fotos: Amanda Tinoco
Mais do que uma homenagem prestada pelo Grupo Arte, Movimento e Ação (Gama) ao médico Dermeval Barbosa Moreira, a inauguração de uma placa sábado, 29 de março, na Galeria União, na Praça Getúlio Vargas 105 — local onde ele manteve consultório —, significou a reverência do povo friburguense a uma de suas figuras mais queridas. Falecido há quase 40 anos, em 6 de maio de 1974, o doutor Dermeval se destacava não só pelos seus préstimos profissionais, mas também pelo carinho e dedicação aos pacientes. Não raro, ele saía de casa de madrugada para socorrer quem precisava. Se o paciente não podia pagar pela consulta nem comprar remédios, Dermeval, então, fornecia os medicamentos comprados por ele próprio.
A solenidade de inauguração da placa oferecida pelo Gama foi marcada pela emoção e reuniu 12 parentes de Dermeval. A filha mais velha do homenageado, Derly Barbosa Moreira, não escondeu as lágrimas por diversos momentos, enquanto seu sobrinho, o neto do "médico do povo”, ex-prefeito Dermeval Barbosa Moreira Neto, agradeceu ao Gama pelo reconhecimento do legado deixado por seu avô, e foi agraciado com uma placa oferecida pelo presidente do Gama, Chico Figueiredo. O fundador do Gama, Júlio Cesar Seabra Cavalcanti, o Jaburu, enalteceu a hombridade de Dermeval, chamando a atenção para a necessidade de Nova Friburgo honrar a quem muito fez por seu desenvolvimento e seu povo.
Coube à banda sinfônica Euterpe Friburguense dar ainda mais vida ao momento com a execução do Hino Nacional, seguido de dobrados e do Hino do Centenário de Nova Friburgo, entoado no momento do descerramento da placa. O presidente da Comissão de Saúde da Câmara dos Vereadores e médico, dr. Renato Abi-Ramia também destacou a importância de Dermeval não só por sua história e pelo carinho que obteve dos pacientes, mas também como exemplo de profissionalismo a ser seguido.
A homenagem reuniu ainda o presidente da banda Euterpe Friburguense, Paulo Benitez, e demais membros da diretoria, o presidente da Unicred Nova Friburgo, Ricardo Alves, e muitos amigos e admiradores de Dermeval, junto aos membros do Gama: Chico Figueiredo, Jaburu, Zeppe, Paulo Carvalho, Osmar de Castro e Salete Lamego.
.jpg)
Dermeval Neto, acompanhado da mãe, dona Iracema, foi agraciado pelo presidente do Gama,
Chico Figueiredo (e), com uma placa reverenciando o "médico do povo”
.jpg)
A filha mais velha de Dermeval, Derly Barbosa Moreira (d), fez questão de prestigiar
a homenagem e não escondeu a emoção do momento
.jpg)
Chico Figueiredo (d), membros da Euterpe (Jorge Carvalho e Francisco de Assis)
e Jaburu (segundo à esquerda) enalteceram o legado do doutor Dermeval
.jpg)
A banda Euterpe fez uma apresentação especial na solenidade sob regência do maestro Nelson José da Silva
Deixe o seu comentário