Aniversário do Nova Friburgo F.C. celebrado com sessão solene e festa

Evento também vai homenagear 11 personalidades de destaque na trajetória do clube
sexta-feira, 26 de abril de 2019
por Jornal A Voz da Serra
CT do Nova Friburgo em Conselheiro Paulino: um dos legados da fusão entre Friburgo, Esperança e Conselheiro
CT do Nova Friburgo em Conselheiro Paulino: um dos legados da fusão entre Friburgo, Esperança e Conselheiro

Uma história que jamais será apagada e merece ser comemorada a cada aniversário, renovando o sentimento e preservando alguns dos mais belos capítulos da bicentenária trajetória da cidade. Exatamente neste dia 26 de abril, o extinto Friburgo Futebol Clube completaria 105 anos de fundação. O time marcou época no futebol local.

Para resgatar e conservar o passado, a diretoria do Nova Friburgo F.C.promove uma série de atividades, entre homenagens e uma celebração religiosa, realizadas nesta sexta-feira, 26, e no domingo, 28.

De acordo com o diretor de Comunicação, Edson Roberto Tavares, a programação será aberta na noite desta sexta-feira, 26, na Câmara de Vereadores, com a sessão solene indicada pelo vereador Nami Nassif (PHS). Durante a atividade serão homenageadas 11 personalidades de destaque na trajetória do clube e reconhecido o trabalho de abnegados que contribuíram para o desenvolvimento do esporte local. Estão previstas ainda apresentações culturais.

No próximo domingo, 28, às 8h, uma missa em ação de graças pelo aniversário será celebrada na Catedral São João Batista, no Centro. A cerimônia contará com a presença de diretores e colaboradores do NFFC.

Friburgo: o início do futebol

No início do século 20, estudantes de várias partes do país migraram para Nova Friburgo e trouxeram a bola de futebol. O esporte ainda engatinhava no país, mas não demorou a conquistar os friburguenses. Os moradores do bairro Vilage passaram a frequentar o Colégio Anchieta e as tradicionais “peladas” (partidas amistosas de futebol) eram disputadas no campo da escola. Estes foram os primeiros registros de esporte na cidade.

A brincadeira tomou proporções maiores e acompanhou o iminente crescimento do futebol no estado. As famílias Sertã, Spinelli e Van Erven estreitaram as relações e passaram a organizar os jogos. No dia 26 de abril de 1914, uma reunião no Hotel Salusse fundou oficialmente o Friburgo Futebol Clube, alterando o nome Friburguense Futebol Clube, utilizado até então por aquele grupo de jogadores.

Durante os primeiros anos, os duelos eram realizados nas ruas Galdino do Valle e Oliveira Botelho. Em 4 de setembro de 1922, o Friburgo passou a utilizar o estádio Raul Sertã, um espaço de nove mil metros quadrados.

O esquadrão vermelho e branco tornou-se o time a ser batido. Em 1915, o Friburgo goleou o União pelo placar de 11 a 0 e os dirigentes, insatisfeitos, responderam à derrota com a criação do Esperança Futebol Clube. Junto ao time esperancista nasceu uma grande rivalidade que mais tarde, curiosamente, desencadearia a fusão.

Em meados de 1918, o futebol amador passou por uma grave crise financeira e de interesses. As divergências dentro do Friburgo levaram alguns componentes a deixar o clube e fundar o Fluminense A.C., em 1921. Quatro anos depois, formou-se a primeira Liga de Futebol de Nova Friburgo e o azulino, como era conhecido pelos torcedores, conquistou a maioria dos títulos em disputa.

Em 1930, o Friburgo conquistou o primeiro título e formou um dos grandes times de sua história, que seria o tetracampeão naquela década. Em um dos momentos mais marcantes, a equipe recebeu o Vasco no estádio Raul Sertã.

Nos primeiros anos da década de 1940, o domínio foi esperancista. A partir de 1945, o Friburgo reagiu e formou um grande time em 1949, comandado por Larry e Paulo Banana. O hexacampeonato conquistado entre 1946 e 1954 foi o prenúncio de um feito histórico no ano de 1960: o Friburgo foi campeão em todas as categorias e passou a pensar no profissionalismo.

O time vermelho e branco disputou alguns jogos em torneios profissionais, mas o clube não acompanhou o novo momento vivido pelo futebol na década de 1970 e as fusões entre Fluminense e Serrano e Friburgo e Esperança mudaram os rumos do esporte na cidade.

Atual presidente do Nova Friburgo Futebol Clube, Luiz Fernando Bachini, era tesoureiro do Esperança e participou do processo de fusão, que teve início na administração de Onete Daflon. Ele conta que uma comissão foi criada no Esperança envolvendo nomes como Hélio, Oloff, Amâncio, Tenente Juvenal, Ítalo de Souza, Laercio Ventura, João Batista, José “Bigode”, Eugênio Cabral, Álvaro de Almeida, Climério Geraldo Moura e Lucio Flavo.

O conselho resolveu vender a sede do Esperança, no Paissandu, para construir uma nova em Conselheiro Paulino. A decadência do futebol amador nos anos 70 impulsionou a mudança e fez surgir a ideia de fusão com o Friburgo Futebol Clube. As conversas tiveram um ano de duração para acertar os últimos detalhes de nome e cores, por exemplo, e o negócio foi concretizado.

A união entre os clubes derrubou a intenção inicial de fundir todos os times de futebol da cidade em uma equipe apenas. O presidente do Fluminense, Antônio Felippe Deccache, percebeu a dificuldade, abandonou a ideia e partiu para a fusão com o Serrano. Do mesmo modo, Esperança e Friburgo uniram forças.

  • Sede social do Nova Friburgo, no Centro: antiga casa do Friburgo Futebol Clube

    Sede social do Nova Friburgo, no Centro: antiga casa do Friburgo Futebol Clube

  • Bandeira do clube vermelho e branco, um dos precursores do Nova Friburgo e um dos mais tradicionais do município

    Bandeira do clube vermelho e branco, um dos precursores do Nova Friburgo e um dos mais tradicionais do município

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Nova Friburgo Futebol Clube
Publicidade