Amparo é um dos novos roteiros de turismo rural do estado

Distrito integra projeto “Eu quero essa experiência”, que pretende estimular a visitação a localidades com apelo turístico
quinta-feira, 23 de agosto de 2018
por Jornal A Voz da Serra
Amparo é um dos novos roteiros de turismo rural do estado

Foi lançado esta semana pelo Sebrae os novos roteiros de turismo rural no interior fluminense. O distrito friburguense de Amparo é um dos integrantes do projeto “Eu quero essa experiência”, que pretende estimular a visitação à localidades com apelo turístico. Além da tranquilidade peculiar, Amparo muito se assemelha as típicas cidadezinhas do interior e possui uma extensa área rural com produção agrícola e de orgânicos, pouco explorada turisticamente, ainda. Com a criação dos roteiros, elaborados pelo Sebrae, pretende-se fazer com que os turistas tenham um contato maior com a natureza, a agricultura e tradições desses destinos, que têm perfil histórico e cultural, mas não atuavam com o turismo. 

O lançamento do projeto no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), no Centro do Rio. Além do distrito de Amparo, em Nova Friburgo, participam do projeto "Eu quero essa experiência" os municípios de Angra dos Reis, Santa Maria Madalena, Trajano de Moraes, Guapimirim e Paraty, além dos distritos de Boa Sorte, em Cantagalo, e Ipiabas, em Barra do Piraí.

Durante a solenidade de lançamento, a coordenadora de Turismo do Sebrae, Margareth Carvalho, destacou a importância de unir a iniciativa privada e o poder público em prol do trabalho e do desenvolvimento das atividades econômicas do estado, dentre elas o turismo. "Temos o desafio de diversificar a oferta turística, dar ao público uma experiência local diferenciada e fazer com que o mercado compre esses roteiros," destacou.

O evento contou com as presenças dos secretários de Turismo Cleiton Rodrigues Filho (Cantagalo), Carlos Humberto (Guapimirim) e Cláudio Moraes (Trajano de Moraes); do subsecretário de Guapimirim, Maurício Sarmento; das representantes da TurisAngra, Amanda Salazar e da TurisRio, Valéria Lima; das coordenadoras do Sebrae, Margareth Kelly (Baixada Fluminense II) e Heliana Marinho (Economia Criativa); das gestoras locais de turismo Tayssa Araújo, Tatiana Vicente, Tuane Rodrigues, Marcia Bittencourt e Jaqueline Neto, além de empresários e agentes de turismo que participaram de rodadas de negócios.

Para elaborar os novos roteiros de turismo no estado do Rio o Sebrae realizou uma pesquisa nos municípios participantes que demonstrou que é predominante a participação familiar na atividade rural em praticamente todos os roteiros (90%).  Entre os entrevistados, 70% afirmou que o turismo rural era uma atividade secundária dentro do empreendimento. A maioria é produtor rural e não tinha conhecimento do potencial turístico de seu empreendimento. Também foi lançado na ocasião o site www.turismoruralrj.com.br.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Turismo
Publicidade