AMA Lumiar faz contagem regressiva para entrega de ambulância

Com publicações diárias nas redes sociais, associação de moradores continua a cobrança pelo veículo de emergência e outras melhorias
terça-feira, 21 de agosto de 2018
por Paula Valviesse (paula@avozdaserra.com.br)
Exemplo de postagem nas redes sociais (Reprodução)
Exemplo de postagem nas redes sociais (Reprodução)

 

A Associação de Moradores e Amigos (AMA) do distrito de Lumiar iniciou uma contagem regressiva nas redes sociais para o término do prazo de um mês informado pelo secretário municipal de Saúde de Nova Friburgo, Christiano Huguenin, para que seja entregue ao distrito uma ambulância nova. A contagem começou no último dia 13, após mais uma morte, desta vez de um homem de 63 anos, que passou mal e devido a falta de uma ambulância UTI móvel no posto, ele foi socorrido com atraso e morreu a caminho do hospital.

Na ocasião, a Secretaria Municipal de Saúde informou que está providenciando um novo veículo, Amarok, destinado às unidades de saúde de Lumiar e São Pedro da Serra. Segundo o comunicado, a ambulância equipada para urgências e um enfermeiro 24 horas chegaria em aproximadamente um mês.

Na semana passada, o secretário Christiano Huguenin informou que até a nova ambulância chegar, um veículo adaptado e que serve ao posto de saúde de São Pedro  permaneceria baseado na região. Em seguida, uma publicação na página da associação de moradores no Facebook pediu a colaboração dos seguidores com a mensagem: “Vamos contar juntos!” e anexou o trecho de uma reportagem de A VOZ DA SERRA com a declaração da Secretaria de Saúde. E, deste então, tem sido publicado nas redes sociais o tempo que falta para encerramento do prazo.

Nesta terça-feira, 21, por exemplo, a descrição acima da foto com a contagem foi: “Uma boa gestão é aquela que se preocupa com as pessoas! Só para não esquecer, vamos lembrar dia a dia: quinze mil pessoas estão aguardando! Quinze mil vidas! Não queremos mais mortes aqui por falta de socorro. Prefeito Renato Bravo, secretário de Saúde Christiano Huguenin, vereadores de Nova Friburgo. Todas essas vidas estão sob a responsabilidade de vocês!”. As publicações recebem ainda marcadores: #ambulancialumiar, #faltadesocorrolumiar, #amalumiar, #promessaprefeituranovafriburgo e #christianohuguenimpromessa.

A associação destaca que só em 2018 dois moradores e um turista morreram em Lumiar e São Pedro da Serra devido à falta de socorro adequado. Também é cobrada pela população a reforma do posto de saúde de Lumiar, que, de acordo com a AMA, se encontra em situação precária, mas já contaria com verbas disponíveis para obras conseguidas por uma emenda parlamentar. A previsão de início das obras era o último mês de maio.

Para a presidente da AMA, Sílvia Faltz, as redes sociais são uma forma humanizada e direta de chamar a atenção da população e de cobrar os compromissos estabelecidos pelos órgãos públicos para com o distrito. Ela explica que a situação vai além da saúde, ela afeta a economia local, porque o problema no socorro tem reduzido significativamente o número de visitantes, que se sentem inseguros por não haver atendimento médico emergencial.

“A população de Lumiar está em pânico, todos temos medo de sermos os próximos a morrer por falta de socorro. A situação aqui é crítica: há demandas para coleta de lixo, estradas e saúde. Estamos fazendo a nossa parte encaminhando ofícios para os responsáveis, cobrando soluções. A falta da ambulância UTI  impacta também a economia do distrito, que tem no turismo uma das suas principais atividades econômicas", afirma Silvia.

"As redes sociais são importantes ferramentas para denunciarmos a violação dos nossos direitos básicos enquanto cidadãos. O que estamos fazendo é lembrar diariamente aos nossos seguidores, cerca de cinco mil pessoas, de que há esse compromisso histórico e vital que precisa ser honrado, uma cobrança de  todos nós que corremos risco diariamente. Estamos tendo grande apoio, não só no facebook, mas especialmente nos grupos WhatsApp, onde centenas de pessoas já encaminharam sugestões e opiniões" avalia a jornalista Elaine Macedo, responsável pelas publicações nas redes sociais.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: saúde
Publicidade