Alunos de Cordeiro vêm a Friburgo e vão ao cinema pela primeira vez

Passeio aconteceu por iniciativa de professora; algumas das crianças nunca tinham saído da cidade e não conheciam um shopping
quarta-feira, 27 de novembro de 2019
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
A professora Betânia com os alunos no shopping (Arquivo pessoal)
A professora Betânia com os alunos no shopping (Arquivo pessoal)

 

Um grupo com cerca de 25 crianças da Escola Estadual Municipalizada Rodolfo Gonçalves, do município de Cordeiro, viveu uma tarde diferente nesta terça-feira, 26, em Nova Friburgo. Os alunos, do 3º ano do ensino fundamental, com idades entre 8 e 10 anos, vieram à cidade para um passeio no shopping, um lanche especial e, por fim, uma sessão de cinema.

O que pode parecer um programa simples para a maioria das pessoas, foi um verdadeiro acontecimento para essas crianças cordeirenses. Algumas delas jamais tinham saído de Cordeiro, portanto nunca tinham frequentado um shopping, andado numa escada rolante e, tampouco, assistido a um filme no cinema.

A iniciativa de proporcionar essa tarde inesquecível para a criançada partiu da professora Betânia da Silva, que em sete anos de atuação na rede municipal de ensino de Cordeiro, promoveu esse passeio pela terceira vez. O grupo viajou a Friburgo em um ônibus cedido pela Prefeitura de Cordeiro e as despesas com o lanche e a compra dos ingressos para o cinema foram custeadas com a arrecadação de R$ 30 de cada aluno, pago ao longo de três meses por suas famílias.  

“Percebi que alguns alunos da turma nunca haviam saído de Cordeiro. Quando saem é para ir à Macuco, Trajano de Moraes, ou outra cidade da região. Tanto que no trajeto até Friburgo alguns deles ficaram admirados com várias coisas que viram, como o Rio Bengalas, por exemplo, que eles acharam que era uma cachoeira. Acho importante esse tipo de atividade para tirá-los um pouco de sala de aula e mostrar coisas novas para eles, que ainda estão descobrindo o mundo. É algo gratificante. Fico muito feliz de poder fazer isso por eles”, disse, orgulhosa, a professora Betânia.

Alunos e professores da Escola Estadual Municipalizada Rodolfo Gonçalves chegaram ao shopping Friburgo no início da tarde e foram direto para a praça de alimentação fazer um lanche especial. Depois as crianças deram uma volta pelo shopping, andaram de elevador, de escada rolante e ficaram encantadas com a árvore de Natal e tiraram muitas fotos para deixar o passeio registrado para sempre, além de suas memórias.  

Pedro Henrique Fernandes, de 9 anos, era só sorrisos. Vindo pela primeira vez à Nova Friburgo, ele ficou encantado com tudo o que viu: “É a primeira vez que estou vindo ao cinema. Nunca tinha ido a um shopping também. Estou achando tudo muito legal. Andei de escada rolante pela primeira vez, mas o que mais gostei até agora foi o hambúrguer que a gente comeu no lanche”, se divertiu o pequeno Pedro Henrique.

Momentos antes de entrar na sala do cinema, a euforia e a ansiedade tomavam conta das crianças, que foram assistir ao filme ‘Dora e a cidade perdida’: “Estou ansioso para ver o filme. Eu já tinha vindo ao shopping, mas ao cinema é a primeira vez”, contou David Moreira Simão, de 10 anos. “Eu já tinha vindo ao cinema e ao shopping, mas estou achando tudo muito legal porque hoje vim com meus amigos”, comemorou Lívia de Jesus Cesár, de 8 anos. “Estou gostando muito do passeio. Estamos nos divertindo muito”, completou Yasmin da Silva Costa, de 9 anos.

Cinema oferece o Projeto Escola

Sônia Maria Debossan é gerente do cinema da rede Cine Show e explicou detalhes do Projeto Escola, que visa democratizar o acesso ao cinema, especialmente para crianças e jovens da rede pública de ensino. “O Projeto Escola oferece preços com desconto nas sessões, além de um combo com pipoca e refrigerante, também com preço mais acessível. Assim as escolas podem oferecer cultura e diversão aos seus alunos e promover trabalhos baseado nos filmes. O foco são as escolas, mas já abrimos o projeto para abrigos de idosos, por exemplo”, destacou Sônia lembranco que é importante fazer um agendamento prévio. O projeto funciona de segunda à quinta-feira para grupos acima de 50 pessoas. Quem estiver interessado em participar e quiser mais informações, basta ligar para o número (22) 98837-3826”, concluiu a gerente do cinema.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Educação
Publicidade