Alunos da rede municipal premiados na 10ª edição do “Amigos da Água”

Concurso promovido pela concessionária Águas de Nova Friburgo, em parceria com a Secretaria de Educação, celebra dez anos
terça-feira, 09 de abril de 2019
por Paula Valviesse (paula@avozdaserra.com.br)
Os alunos premiados (Fotos: Divulgação/ Daniel Marcus)
Os alunos premiados (Fotos: Divulgação/ Daniel Marcus)

Criado em março de 2010, o projeto “Amigos da Água”, realizado pela concessionária Águas de Nova Friburgo, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, completou dez edições em 2019. O concurso cultural promovido em alusão ao Dia Mundial da Água ( celebrado em 22 de março), foi ampliado este ano e abordou o tema “Água para Todos”, escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU). Na manhã desta terça-feira, 9, o projeto premiou os projetos vencedores em cerimônia no teatro do Nova Friburgo Country Clube.

Iniciado um ano após a concessionária assumir os serviços de abastecimento e tratamento de água e esgoto do município, o projeto “Amigos da Água”, tem como objetivo levar informações ambientais e promover a conscientização sobre o uso racional da água. Para isso, é realizado anualmente um concurso com alunos da rede pública municipal, geralmente contemplando crianças e jovens do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, mas que em sua 10ª edição premiou trabalhos de alunos do pré-escolar ao 9º ano.

“Comemoramos dez edições com um tema de grande relevância. Ao longo desse tempo, passamos a trabalhar com crianças de todas as escolas municipais, graças ao auxílio da Secretaria de Educação de Nova Friburgo e hoje, também a pedido do município temos dez projetos vencedores. A criança é o maior vetor de propagação de ideias da nossa sociedade e por isso é importante que elas aprendam sobre a conscientização”, destacou o superintendente da Águas de Nova Friburgo, João Henrique de Sá.

Foram premiadas cinco categorias: colagem; desenho; texto de até cinco linhas; slogan e poesia. Seguindo a ordem do pré ao 9º ano, os vencedores deste ano foram: Jhon Lucas Derriheu Arruda (Escola Municipal Helena Coutinho); Dorothy Maria Dantas (Escola Maximillian Falck); João Pedro Rodrigues (Claudir Antônio de Lima); Evelin Ferreira Rocha Neves (Jonas Sant’anna); Calebe dos Santos Schumacker (Décio Monteiro Soares); Letícia Nascimento Moreira (Ruy Sanglard); Lucas de Araújo Pirino (Ceffa Rei Alberto I); Ariany Zebendo (Rui Barbosa); Weverton da Silva Oliveira e Ludmila de Macedo Ferreira dos Santos (ambos do Colégio Dermeval Barbosa Moreira).

Além disso, desde 2013, o projeto premia os professores, selecionando os três melhores planos de aula sobre o tema. Este ano foram contempladas as professoras: Rosilene de Lourdes Silva, do Centro Municipal de Educação Infantil Luz da Serra; Karine Dias Oliveira, da Escola Municipal Claudir Antônio de Lima; e Rosiara Campos Knupp, do al Dermeval Barbosa Moreira.

Todos os alunos premiados ganharam tablets, fones de ouvido e mochila. As professoras vencedoras também receberam tablets e todas as escolas representadas foram contempladas com uma impressora. Além disso, como desde 2015 houve uma união entre o “Amigos da Água” e outro projeto da concessionária, o “Viveiro Escola”, também foram distribuídas aos selecionados mudas da Mata Atlântica.

Homenagens

O prefeito de Nova Friburgo, Renato Bravo, acompanhado da primeira-dama, Cristina Bravo, prestigiou a cerimônia de entrega das premiações da 10ª edição do “Amigos da Água”. Ele recebeu da vencedora do concurso cultural de 2014, Maria Fernanda do Nascimento, hoje com 12 anos, uma placa de homenagem, pelo apoio do município ao projeto.

“O projeto é maravilhoso, um verdadeiro modelo para Nova Friburgo e todos os municípios do Brasil, pois contempla crianças, que são verdadeiros multiplicadores, e os professores, fundamentais no ensino das boas práticas”, destacou Renato Bravo.

Aproveitando a presença de representantes do Grupo Águas do Brasil ao evento, o prefeito ainda propôs uma parceria para buscar a implantação de um programa do Banco Mundial no município, que garanta incentivo financeiro para os proprietários de terras com nascentes cuidem da preservação das fontes. A adolescente Maria Fernanda também foi uma das homenageadas do dia. Ela, que apareceu em um vídeo contando sobre a história do projeto e se emocionou ao reconhecer a admiração dos presentes.

“Quase chorei ao me ver no vídeo. Participar do concurso foi muito bom e bastante divertido. Com a pesquisa e ajuda dos professores, aprendi a não desperdiçar e a valorizar a água reconhecendo que ela percorre um longo caminho até chegar às nossas casas. Incentivo sempre todos a participarem. Esse conhecimento faz uma grande diferença na nossa vida”, afirmou a menina.

Doações

Além das escolas premiadas com uma impressora, durante a cerimônia, o superintendente da Águas de Nova Friburgo, João Henrique de Sá, anunciou ainda a doação de 20 computadores para a rede pública municipal. Segundo ele, os equipamentos poderão ser destinados pela Secretaria de Educação para qualquer unidade escolar e serão entregues em breve pela concessionária.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade