Alistamento militar obrigatório vai só até este sábado

Para quem não possui restrições para se alistar, certidão pode ser retirada na internet
quarta-feira, 27 de junho de 2018
por Jornal A Voz da Serra
Alistamento militar obrigatório vai só até este sábado

Termina neste sábado, 30, o prazo para os jovens do sexo masculino que nasceram no ano 2000, e portanto completaram ou completam 18 anos em 2018, realizarem o alistamento militar obrigatório. Este ano a novidade é que as obrigações com o Serviço Militar podem ser cumpridas através do preenchimento de questionário on-line, no site das Forças Armadas (https://www.alistamento.eb.mil.br), mas a facilidade traz algumas restrições. Com isso, quem deseja tirar o certificado de forma pŕesencial a opção é comparecer à Junta Militar, que em Nova Friburgo fica na Avenida Alberto Braune, 223 (antiga Rodoviária Leopoldina), das 11h30 às 17h.

O alistamento on-line não pode ser realizado em situações específicas, nas quais o jovem deve apresentar outros requerimentos, como para quem deseja se alistar usando o nome social; é o único responsável pelo sustento da família ou dependentes e precisa pedir licença de incorporação; possua convicção política, filosófica ou religiosa contrária ao Serviço Militar; ou seja portador de necessidade especial física aparente. E para quem mora no exterior, a orientação é comparecer a uma repartição consular.

A inscrição é obrigatória e o não cumprimento do prazo está sujeito a multa e, no caso da não regularização da situação, o impedimento de tirar passaporte, assumir vaga no serviço público, obter carteira profissional, ser matriculado em qualquer estabelecimento de ensino, inclusive superior, ou receber prêmio de loteria. Para se alistar é necessário apresentar CPF, carteira de identidade ou certidão de nascimento e comprovante de residência, todos originais. Pela internet, o jovem deve primeiro se cadastrar e gerar uma senha para ter acesso ao formulário.

Nos demais casos onde o comparecimento é necessário, estão listados documentos como solicitação de isenção do serviço; atestado médico; certidões de óbito, entre outros, que podem ser consultados no site ou na Junta Militar. Para quem deseja usar o nome social, por exemplo, é preciso preencher um requerimento que traz a informação de conformidade do alistamento com o decreto 8.727, de 28 de abril de 2016, que prevê o direito da pessoa transexual ou travesti de solicitar a inclusão do nome social nos registros dos sistemas de informação e documentos oficiais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade