Aliança Francesa recebe visita de equipe da TV 5 Monde

Unidade de Friburgo foi uma das três escolhidas em todo o Brasil para gravação de programa
quarta-feira, 11 de dezembro de 2019
por Lyvia Stael
Aliança Francesa recebe visita de equipe da TV 5 Monde

Uma equipe de reportagem do canal francês TV 5 Monde está em Nova Friburgo visitando a Aliança Francesa, na Rua Carlos Alberto Braune, no Centro. Os jornalistas franceses chegaram nesta terça-feira, 10, e continuam o trabalho nesta quinta, 11.  A Aliança Francesa friburguense foi escolhida pela TV 5 pela excelência do trabalho desenvolvido com os alunos, projetos culturais e quantidade significativa de alunos que realizam intercâmbio. A TV 5 Monde é um canal de televisão com transmissão para vários países do mundo, que promove a cultura e trabalhos que utilizem ou divulguem a língua francesa pelo mundo.

A equipe que está em Nova Friburgo faz gravações para o programa “Destination Francophonie”, que se dedica a pesquisa de trabalhos realizados com a cultura francesa e escolhe projetos e cidades significativas para realizar uma visita para gravações. A diretora pedagógica da unidade de Nova Friburgo da Aliança Francesa, Annette Bordage Bessa, comemorou: “Entre as 40 unidades da Aliança no Brasil, a TV 5 escolheu três para divulgar e a de Friburgo foi uma delas”. As outras unidades selecionadas estão no Rio de Janeiro e Florianópolis”, informou.     

Com 41 anos de atividades no município, a Aliança Francesa recebe mais de 240 estudantes a cada ano, que podem prestar os exames Delf Dalf, certificados reconhecidos internacionalmente que são obtidos para fins pessoais ou de estudo, trabalho ou imigração. A entidade ainda organiza intercâmbio com alunos todos aos anos, assim como recebe alunos, vindos, principalmente, do Cantón de Fribourg, na Suíça.

Os franceses do programa Destination Francophonie estão sendo recepcionados com muitas atividades para que conheçam a história dos franceses e suíços em Nova Friburgo. Após as entrevistas com a equipe pedagógica da Aliança e os alunos, eles irão conhecer os projetos desenvolvidos pela unidade, entre eles, o tradicional coral Allons Chanter e o coral infanto-juvenil que farão apresentações, exposição de trabalhos de artistas da cidade e exibição no cineclube.

Interação

Para divulgar os trabalhos educacionais, culturais e sociais desenvolvidos pela unidade de Nova Friburgo, a gravação contará com a participação de três alunos que realizaram intercâmbio no ano de 2018, cada um irá falar sobre seu ramo de trabalho. “A participação da imigração suíça no desenvolvimento sócio cultural da cidade será explicada pelo autor e historiador Henrique Bon; a presença cultural francófona na arte, pelo artista Raimundo Peres; e na arte audiovisual, o cineasta Gabriel de Almeida irá relatar a experiência de filmar na Suíça”, explicou Raul Braga, diretor cultural da Aliança Francesa.

No roteiro da equipe de filmagem do diretor do programa, Ivan Kabacoff, estão programados ainda, visitas em lugares históricos de Nova Friburgo, como a Fundação Dom João VI e a Queijaria Escola. Haverá também uma apresentação especial da banda Euterpe Friburguense para a equipe da TV francesa. Tudo será documentado através de imagens pela equipe.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade