Águas do Brasil assume Caenf

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008
por Jornal A Voz da Serra
Águas do Brasil assume Caenf
Águas do Brasil assume Caenf

A partir de janeiro, uma nova empresa estará assumindo a concessão de água e esgoto em Nova Friburgo. Sai a Caenf e entra o Grupo Saneamento Ambiental Águas do Brasil S/A, com vasta experiência no setor em vários municípios do país. A nova concessionária assume o serviço garantindo investimentos de R$ 80 milhões nos próximos quatro anos, inclusive com a ampliação da distribuição de água e do sistema de tratamento de esgoto, hoje ainda inexistente.

O anúncio da transferência da concessão foi anunciado oficialmente nesta quinta-feira, 18, no gabinete da prefeita Saudade Braga (PSB). O governo municipal assinou um termo aditivo ao contrato original no qual a Águas do Brasil se compromete a realizar os investimentos.

Segundo o termo aditivo, a nova concessionária se compromete a iniciar no primeiro trimestre de 2009 o sistema de tratamento de esgoto de Nova Friburgo, em três etapas. Até 2010, 30% do município já estarão sendo atendidos. No ano seguinte, 60% da cidade já estarão sendo contemplados com o serviço. A previsão é de que em 2012, 90% do esgoto esteja sendo captado e tratado. Este índice é o mesmo de Niterói, onde a Águas do Brasil já atua e é considerada modelo no país. A média nacional dos municípios é de 20%.

Com relação ao cronograma de obras para os próximos quatro anos, estão previstas também a ampliação da captação e a distribuição de água nas Estações de Tratamento de Água (ETAs) de Rio Grande Cima, Debossan, Cascatinha e Curuzu. Também serão implantados 120 quilômetros de redes de água, um Centro de Controle Operacional, a automação de serviços, entre outros, que irão contribuir para reduzir o índice de perdas de água e eliminar problemas de abastecimento nos períodos de seca em pontas de rede.

“O termo aditivo assinado com a Prefeitura estabeleceu, com clareza, as metas rígidas a serem atingidas pela concessionária. A Águas do Brasil assume o compromisso com a população friburguense de transformar a cidade nos próximos quatro anos em referência nacional no que tange ao saneamento básico”, disse o diretor geral do grupo Águas do Brasil, Cláudio Abduche.

No termo aditivo a tarifa será reajustada em 9,38%. No entanto, com a nova concessão serão implantadas tarifas sociais para atender à população carente. Haverá também uma reavaliação das tarifas para os pequenos estabelecimentos comerciais.

Na solenidade de assinatura do termo aditivo, além da prefeita Saudade Braga e do diretor geral do grupo Águas do Brasil, Cláudio Abduche, esteve presente o novo superintendente da concessionária em Nova Friburgo, Alexandre Bianchini. Representantes do grupo Tyco (ex-Caenf) e membros do governo municipal também assistiram à cerimônia no gabinete da chefe do Executivo.

Alguns investimentos da nova concessionária

ABASTECIMENTO DE ÁGUA

l Reforma e ampliação da captação e da Estação de Tratamento de Água (ETA) do Rio Grande de Cima, elevando a capacidade de produção de 300 litros por segundo para 450 l/s

l Complementação/adequação da ETA Debossan, que passará a tratar 170 l/s

l Reforma e adequação das ETAs Cascatinha e Curuzu

l Implantação (10 km) e recuperação (20 km) de adutoras

l Implantação de 120 km de redes de água

l Oito mil novas ligações hidrometradas

l Implantação do Centro de Controle Operacional

l Automação e macromedição das diversas unidades que compõem o sistema

l Eliminação dos problemas de abastecimento nos períodos de seca e nas pontas de rede

l Redução do índice de perdas dos atuais 40% para 25%;

l Readequação do abastecimento de água nos seis distritos municipais

TRATAMENTO DE ESGOTO

l 30% do município atendido até 2010, com a primeira Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) em Conselheiro Paulino e construção de 8 km de interceptores do lado direito do Rio Bengalas

l 60% de cobertura do município até 2011, com a ampliação da ETE Conselheiro Paulino e execução de 6 km de interceptores do lado direito dos rios Santo Antônio e Cônego

l 90% de cobertura até 2012 como nova ampliação da ETE Conselheiro Paulino e a construção de 10 km de interceptores do lado esquerdo dos rios Bengalas, Cônego e Santo Antônio e ainda atendimento aos seis outros distritos

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade