Água na mesa do debate

terça-feira, 25 de agosto de 2015
por Jornal A Voz da Serra

A SEGURANÇA hídrica será o assunto dominante no terceiro encontro estadual dos comitês de bacias hidrográficas do Estado do Rio, que se realiza em Nova Friburgo de hoje até sexta-feira. Além da crise com a falta de chuvas, os técnicos irão debater a legislação dos recursos hídricos e as medidas de proteção dos nossos mananciais. E a agricultura fluminense tem peso importante para a adoção de medidas protetoras.

O ESTADO do Rio está preparado para se tornar o polo de agricultura sustentável do país e os esforços neste sentido podem ser vistos nas áreas de agricultura favorecidas pelo estado, inclusive a Região Serrana. Com o apoio financeiro do Banco Mundial, o governo obteve recursos suficientes para acelerar este desenvolvimento.

AS METAS ambientais são ambiciosas, segundo o governo. Nos planos estão incluídas a preservação de nascentes, a reposição de matas ciliares, recuperação de solos degradados e o apoio ao agricultor no cumprimento do Código Florestal. Com este avanço, Nova Friburgo espera obter melhorias no trabalho de ampliação de sua área rural, também com enfoque sustentável.

A AGRICULTURA friburguense oferece condições para conseguir se desenvolver e obter benefícios do governo estadual, auxiliada pelos políticos da cidade. Dentro das perspectivas de crescimento municipal, este setor tem peso considerável e, mais ainda, possibilidades concretas de desenvolvimento. Para isso, todas as redes produtivas da olericultura, fruticultura e floricultura precisam receber incentivos.  

O TRABALHO realizado pela Secretaria Municipal de Agricultura tem sido de fundamental apoio ao agricultor, através de políticas de aumento da produtividade. Porém, não é suficiente para fazer crescer este setor da economia, que precisa, além de verbas, de assistência técnica, fomento à pesquisa também pela iniciativa privada, além de infraestrutura de serviços públicos.

O PROGRESSO da área rural esbarra ainda em dificuldades estruturais, como a ausência de uma malha viária confiável, de telefonia móvel e da internet. Até agora as autoridades não conseguiram reverter a exclusão social, que vem impedindo o acesso à informação e ao agronegócio de centenas de produtores rurais e seus familiares.

PARA fortalecer a agricultura familiar é necessário pensar num projeto de crescimento sustentável que leve em conta o seu enorme potencial econômico, e também a sua dimensão sociocultural e ambiental. A área rural friburguense pode crescer e só precisa receber das autoridades a atenção que merece. O governo estadual, finalmente, está disposto a modificar o cenário rural fluminense.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: agricultura | Meio Ambiente
Publicidade