Água é tema de evento com estudantes de São Sebastião do Alto

quarta-feira, 28 de março de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Água é tema de evento com estudantes de São Sebastião do Alto
Água é tema de evento com estudantes de São Sebastião do Alto

São Sebastião do Alto comemorou o Dia Mundial da Água (22 de março) com palestra e exibição de documentário sobre o uso racional dos recursos hídricos nos países americanos. Mais de 100 estudantes da rede pública participaram do evento, que aconteceu no centro cultural do município. A atividade faz parte da campanha “Água Limpa para o Rio Olímpico”, lançada pelo Programa Rio Rural com o objetivo de garantir água de qualidade para a população do Estado do Rio de Janeiro através de projetos de conservação dos recursos hídricos, preservação ambiental e boas práticas agrícolas.

Na ocasião, o secretário de Meio Ambiente de São Sebastião do Alto, Lauro Nardoto Conde, falou sobre a gestão ambiental no município. Ele explicou o funcionamento do ciclo da água, apresentou a rede hidrográfica local e detalhou o trabalho de recuperação de áreas degradadas desenvolvido pela Prefeitura através de projetos de reflorestamento. Lauro destacou também a unidade de processamento de resíduos sólidos de São Sebastião do Alto, além de outras ações de proteção e recuperação de recursos naturais.

“Tendo em vista o aumento populacional e o desmatamento, um dos desafios é fazer com que aumente cada vez mais a infiltração da água da chuva no solo através de práticas agronômicas para o restabelecimento da cobertura vegetal. Assim, vamos garantir água para gerações futuras”, disse o secretário. Em seguida, o extensionista rural da Emater-Rio, José Reinaldo da Silva Filho, fez a apresentação da campanha “Água Limpa para o Rio Olímpico”, que tem como meta proteger 2016 nascentes até as Olimpíadas do Rio.

Para a professora de Geografia, Angélica Vogas, o debate sobre a conservação hídrica é essencial e será abordado em sala de aula com os alunos do sétimo ano do ensino fundamental, ainda neste semestre. A estudante Rizandra Sabrina Silva, do oitavo ano, gostou da atividade, porque pode conhecer a realidade de outros países do nosso continente. Ela disse ainda que vai ficar mais atenta ao seu comportamento em casa como, por exemplo, no tempo que utiliza para tomar banho.

Participaram do evento secretários municipais, vereadores, técnicos do escritório da Emater-Rio no distrito de Valão do Barro, agentes da Defesa Civil municipal, além de estudantes e professores do Colégio Estadual Januário de Toledo Pizza, do Ciep 274 Maria Amélia Daflon Ferro e da Escola Municipal Thiers Pereira Daflon.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: água | curso
Publicidade