Agosto Suíço enche a cidade de atrações nesta quarta

Atividades gratuitas incluem música, dança, gastronomia, capoeira e cortejo de lanternas
terça-feira, 31 de julho de 2018
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
A Casa da Suíça, em Conquista (Arquivo AVS)
A Casa da Suíça, em Conquista (Arquivo AVS)

Foi em 1º de agosto de 1291 que os cantões de Uri, Schwyz e Unterwalden se uniram para formar uma aliança (chamada de aliança eterna) e assim deram início a uma das nações mais ricas culturalmente e tradicionais do globo. É nesse dia, também, que é comemorado o Dia Nacional da Suíça. A partir desta quarta-feira, 1º, a programação se intensifica com várias atividades gratuitas, incluindo música, dança, gastronomia, esporte e palestras. Os eventos são realizados pela Associação Nova Friburgo-Fribourg, Colônia Suíça de Nova Friburgo e Casa Suíça, com o apoio da Prefeitura de Nova Friburgo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Para dar inícios aos festejos, uma cerimônia de hasteamento de bandeira vai ocorrer na Praça do Suspiro, às 10h e às 12h30, na Casa Suíça, em Conquista. O dia segue com programação extensa com apresentações de corais, danças típicas e cortejo de lanternas na Praça do Suspiro.

 Às 19h30, no Teatro Municipal Laercio Ventura, na Praça do Suspiro, será promovida a Festa Cultural Suíça, com as apresentações especiais dos corais infanto juvenil da Aliança Francesa e Paradox, Grupo Folclórico Swissando, dança espanhola com o grupo liderado pela professora  Juliana Reis Amorim, capoeira com o Grupo DNA, dança do ventre com o Grupo Flor de Lis e escola de dança do Nova Friburgo Country Clube, além da participação dos Jovens Talentos Friburguenses.

Às 21h tem o Cortejo de Lanternas, uma tradição suíça, seguida de confraternização junto à fogueira na Praça das Colônias.

Festival do Chocolate

A Páscoa pode até ser a época do chocolate e despertar aquela costumeira água na boca e corrida às bombonieres, chocolaterias para desfrutar do melhor do cacau. Mas com a chegada do mês de agosto, começa também o fim de semana mais doce da cidade. O Festival do Chocolate de Nova Friburgo, realizado pela Frialp/ Casa Suíça, acontecerá nos dias 3, 4 e 5,  na Queijaria Suíça (RJ-130 -Friburgo-Teresópolis, Km 18, em Conquista).

Este ano o festival traz mais de 50 atrações e a grande novidade desta edição é a “Vila do Chocolate”, uma área com 500 metros quadrados onde estarão concentrados vários espaços para vendas de chocolates, tortas, cafés e fondues. Shows, apresentações de danças típicas, teatro infantil, cinema, mini fazendinha, parque infantil, artesanato, museu do colonizador, e o melhor da gastronomia de rua com food trucks, food bikes e barracas gourmet, fazem parte do menu.

Considerado o maior evento da cidade com atração de turistas em um único fim de semana, o Festival do Chocolate além de projetar Nova Friburgo para o Brasil e o mundo fortalece toda a cadeia produtiva do turismo. Para atender a todos com mais conforto, a Frialp criou este ano dentro do festival a Vila do Chocolate. Em uma área com 500 metros quadrados serão montados vários espaços para a venda de chocolates, tortas, café e fondues. Além da vila do chocolate a Frialp terá mais dois estandes nos acessos ao palco principal.

Nesta edição a organização não fará o caixa único, onde cada expositor da praça de alimentação fará o seu próprio recebimento, desta forma, diminuindo as filas e permitindo que os visitantes tenham mais tempo para curtir o evento. Uma grande estrutura está sendo preparada com praça de alimentação coberta, três pontos de banheiros, fraldário, posto médico e postos de informações. Uma ligação será feita para facilitar o acesso do estacionamento localizado ao lado da Queijaria Suíça, permitindo mais comodidade e agilidade na entrada e saída dos visitantes.

Os ingressos com valor promocional de R$ 12 poderão ser adquiridos através do site www.festivaldochocolate.com.br , ou ainda nos pontos de venda localizados no centro: Doces Sader, Doce Mania, Mania de Brincar e Trade Assessoria. Em Olaria, Conselheiro Paulino, Bom Jardim e Cordeiro os ingressos podem ser adquiridos nas Lojas Sanglar. Nos dias do evento o ingresso custará R$ 15. Menores de 5 anos e maiores de 65 anos não pagam.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade