Agenda 21 faz pesquisa de opinião sobre meio ambiente

Objetivo é apurar e alertar para as principais demandas ambientais de cada bairro friburguense
sábado, 13 de julho de 2019
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
A pesquisa na manhã deste sábado (Foto: Fernando Moreira)
A pesquisa na manhã deste sábado (Foto: Fernando Moreira)

A Agenda 21 de Nova Friburgo promoveu neste sábado, 13, uma pesquisa de opinião intitulada “Educação Ambiental e Agenda 21: Formando Elos de Cidadania”, com o objetivo de apurar e alertar para as principais demandas de cada bairro friburguense no que tange a área ambiental. Uma banca foi montada no início da Avenida Alberto Braune, ao lado da agência da Caixa Econômica Federal, para colher as informações dos interessados.

“Infelizmente não existe um trabalho impactante em Nova Friburgo sobre Meio Ambiente. Então essa pesquisa de opinião que estamos desenvolvendo serve também como um alerta e uma denúncia sobre a situação ambiental que está passando o Brasil, o Estado e também a nossa cidade”, disse Jorge Alves, o popular Jorge Natureza, coordenador do projeto Agenda 21 em Nova Friburgo.

Na pesquisa de opinião, o cidadão informava seu nome e endereço e respondia a perguntas como “você tem conhecimento dos problemas ambientais pelos quais passa o seu bairro?”, “se fossem oferecidas oficinas para atividades que amenizassem esses problemas, você se interessaria?”, “você participa de reuniões para discutir ações de recuperação para o seu bairro?”.

O documento também alerta para problemas comuns na maioria dos bairros, que afetam diretamente a preservação do meio ambiente, como a construção desordenada de moradia às margens dos rios, córregos e nascentes, falta de saneamento básico, queimadas frequentes em vegetação, desmatamento, além da depredação e degradação de áreas protegidas.

O que á a Agenda 21

A Agenda 21 é um documento assinado em 14 de junho de 1992, no Rio de Janeiro, por 179 países, resultado da “Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento” – Rio 92, podendo ser definida como um “instrumento de planejamento participativo visando o desenvolvimento sustentável”.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Meio Ambiente
Publicidade