AFL sedia primeiro congresso de Academias de Letras

Instituições de vários municípios do Rio de Janeiro comparecem ao evento, que destaca ainda os 200 anos de Friburgo
sábado, 10 de novembro de 2018
por Paula Valviesse (paula@avozdaserra.com.br)
Os acadêmicos reunidos no evento (Fotos: Paula Valviesse)
Os acadêmicos reunidos no evento (Fotos: Paula Valviesse)

A Academia Friburguense de Letras (AFL) recebeu neste sábado, 10, os representantes de várias entidades do Estado do Rio de Janeiro para o 1º Congresso de Academias de Letras e a 5ª Jornada Cultural Comemorativa do Dia Nacional da Cultura e da Língua Portuguesa no Brasil. O evento, com sede no município, foi realizado no plenário da Câmara de Vereadores, com início às 9h30.

Promovido pela Federação das Academias de Letras do Estado do Rio de Janeiro (Falerj) e coordenado pela AFL, o congresso teve como patrono Dom João VI. Para a presidente da AFL, Tereza Malcher, essa é uma oportunidade não só de promover encontros, mas também de fortalecer o movimento das academias de letras de todo o país.

“Esse é o nosso primeiro congresso, é um momento de grande emoção, mas principalmente um primeiro passo para o fortalecimentos das academias, que tem um papel importantíssimo na cultura, literatura, história e no apoio aos escritores”, ressalta Tereza.

O evento contou com a apresentação do Coral da Academia Friburguense de Letras (foto), que entoou os hinos do Brasil e do município e ainda cantou duas músicas ensaiadas especialmente para a ocasião.

Presidido pelo acadêmico e presidente da Falerj, Waldenir de Bragança, o congresso reuniu representantes de academias de letras e outras instituições ligadas as mesmas dos município de Niterói, Teresópolis, Santo Antônio de Pádua, Vassouras, Itaperuna e da capital. Representando o prefeito Renato Bravo, a coordenadora de Projeto da Secretaria Municipal de Cultura, Leila Pinheiro, deu as boas-vindas a todos os presentes e agradeceu a AFL pela coordenação do evento.

Na ocasião, também foi celebrada a posse da nova diretoria da federação, cuja presidência será assumida a partir de 2019 pelo acadêmico Ordilei Alves da Costa.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Literatura
Publicidade