Acusado de esconder arsenal do tráfico em Friburgo é condenado a 14 anos de prisão

Na sentença, juiz diz que traficantes ligados ao CV querem instalar pânico na cidade com armamento pesado e enfrentamento à PM
segunda-feira, 27 de agosto de 2018
por Jornal A Voz da Serra
A munição apreendida na época da prisão (Arquivo AVS)
A munição apreendida na época da prisão (Arquivo AVS)

O juiz Marcelo Alberto Chaves Villas, da 2ª Vara Criminal de Nova Friburgo, condenou a 14 anos de prisão, em regime inicial fechado, um homem que escondia armas, munições e granadas numa padaria do Bairro Ouro Preto, em Conselheiro Paulino. O réu foi preso após ser denunciado pelos crimes de posse de arma de fogo de uso restrito e associação para o tráfico.

Na operação realizada pela PM, em 16 de setembro de 2017, foram apreendidos um fuzil AK 47, calibre 7.62mm; um fuzil AK 15, calibre 5.56mm; dez granadas; 27 carregadores calibre 9mm; um carregador para pistola calibre .40; cinco carregadores para fuzil, calibre 7.62mm; 15 carregadores para fuzil, calibre 5.56mm; 49 munições calibre 7.62mm; 168 cartuchos calibre 7.62mm; e 399 cartuchos calibre 5.56mm.

RELEMBRE A OPERAÇÃO AQUI

Segundo as investigações, o armamento seria utilizado na operação de resgate de um tio dele, apontado pela polícia como chefe do tráfico na região e um dos líderes do Comando Vermelho. O plano seria executado no dia 26 de setembro, quando o traficante participaria de uma audiência no Fórum de Friburgo.

Na sentença, o juiz destaca que as armas, explosivos, carregadores e munições de uso restrito tinham a inscrição “MDP”, que significa Morro da Pedra, no Alto de Olaria.

“Ressalta-se que o Complexo do Alto de Olaria é dominado pela facção criminosa Comando Vermelho, sendo bem estruturada com alto poderio bélico, com recentes enfrentamentos com a Polícia Militar, até mesmo à luz do dia. Ostentando e utilizando rotineiramente armas de uso restrito, como fuzis e pistolas, os traficantes querem instalar nesta cidade serrana o pânico na segurança pública, inclusive com estreito contato com integrantes da citada organização criminosa na capital. Precisa-se de um maior rigor na atuação dos órgãos de poder do estado”, escreveu o magistrado.

Outro acusado, preso no dia da apreensão das armas, foi absolvido por falta de provas.

Relembre o caso

O caso do armamento encontrado na padaria, que estava sendo usada como fachada pelo tráfico de drogas para esconder armas com grande poder de destruição, deixou os policiais do 11º BPM ainda mais alertas. Foi a primeira vez que um fuzil foi apreendido.

O comandante do batalhão, coronel Eduardo Vaz Castelano, comentou na época que o uso armamento pesado em Friburgo é indício de que grande quantidade de drogas está sendo transportada para a cidade.  “O uso dessas armas indica uma relação maior do tráfico do interior com a capital. E, também, a necessidade maior de defesa entre as quadrilhas rivais que disputam o comércio ilegal de drogas. E, ainda, o enfrentamento com a polícia. Estamos mais alertas. Essa apreensão foi possível devido ao apoio da população que ajuda a PM com denúncias. Fizemos, portanto, um trabalho preventivo”, destacou.

Para colaborar com informações, a população pode ligar para o telefone 190 ou o disque-denúncia (22) 2523-4590 ou, ainda, pelo WhatsApp do 11º BPM: 98132-5273.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: tráfico | Drogas
Publicidade