150 anos da Catedral: missa festiva terá a participação do arcebispo do Rio

Solenidade neste domingo se une a festividade de N.S. da Conceição
sábado, 07 de dezembro de 2019
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Arquivo AVS/HP)
(Foto: Arquivo AVS/HP)

A Igreja Católica celebra neste domingo, 8, os 150 anos da Catedral São João Batista com uma missa em ação de graças que será celebrada às 9h, na própria catedral, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, pelo bispo da Diocese de Nova Friburgo, Dom Edney Gouvêa Matttoso. A missa festiva terá a participação do cardeal arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta. 

A celebração dos 150 anos da catedral acontece no dia da padroeira da Diocese de Nova Friburgo, Nossa Senhora Imaculada Conceição. Nas igrejas dedicadas a ela em Nova Friburgo, no Jardim Ouro Preto, distrito de Conselheiro Paulino, e na Fazenda Rio Grande, distrito de Campo do Coelho, celebrações especiais estão programadas. No município, o seminário diocesano, no bairro Tingly, também tem a santa como madrinha.   

Na paróquia do Jardim Ouro Preto, na Avenida Governador Roberto Silveira, neste sábado, 7, será promovida pelos fiéis, às 6h, a recitação do ofício da Imaculada Conceição, seguido de café comunitário. Às 17h, haverá missa e a partir das 18h, confraternização no salão paroquial com sorteio de prêmios para quem adquriu cartelas antecipadas. No domingo, 8, dia da santa, a missa solene será celebrada às 17h com coração da imagem da padroeira, seguida de procissão luminosa pelas ruas adjacentes à igreja. Na capelinha da Fazenda Rio Grande, a missa neste domingo será as 16h, também seguida de procissão. 

Nossa Senhora da Conceição é, segundo o dogma católico, a concepção da virgem Maria, mãe de Jesus Cristo.  A festa da padroeira foi inscrita no calendário litúrgico pelo Papa Sisto IV, em 28 de fevereiro de 1477 e atualmente é uma das solenidades mais festejada pelos fiéis. 

 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Catedral São João Batista
Publicidade