11ª edição do Montanha Cup é neste fim de semana

Evento neste sábado e domingo será realizado no distrito de São Pedro da Serra
sexta-feira, 01 de abril de 2016
por Vinicius Gastin
Prova reúne ciclistas e apaixonados por velocidade de variadas partes do país (Foto: Divulgação)
Prova reúne ciclistas e apaixonados por velocidade de variadas partes do país (Foto: Divulgação)

Há mais de uma década, os apaixonados por bicicletas, adrenalina, natureza e tudo o que envolve esses três elementos se encontram uma vez por ano em Nova Friburgo. O esporte gira exatamente em torno desse eixo, no já tradicional Montanha Cup, que neste fim de semana, chega à sua 11ª edição. O evento acontece neste sábado, 2, a partir das 10h, e domingo, 3, a partir das 9h, na pracinha do distrito de São Pedro da Serra. A prova, válida para o ranking estadual 3, terá supervisão da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecierj) e apoio da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo. A expectativa é reunir, pelo menos 400 ciclistas.

“Esse ano estamos voltando para São Pedro da Serra com um percurso diferente. Essa é uma marca do Montanha Cup, a de nunca repetir o percurso nesses 11 anos para não cair na rotina. Claro que em algum momento isso vai acontecer. No ano passado, por conta da edição dos dez anos, a prova foi feita em dois dias. Deu tão certo que nós vamos manter esse ano”, destaca Orlando Miéle, idealizador e coordenador do Montanha Cup.

No sábado, após a largada, os atletas seguem pela região de Alto do Macabu, passam por um pequeno pedaço de Santo Antônio e retornam para São Pedro da Serra. No domingo, após a largada no sétimo distrito, o percurso passa por Vargem Alta, pela localidade de Cruzeiro, Venda Azul e retorna para São Pedro. “É um percurso muito seletivo e difícil. Contamos com categorias desde o infanto-juvenil até o veterano. Temos os federados e os não federados, para quem criamos muitas categorias, à exemplo do turismo. São pessoas que curtem a prova, o ciclismo, treinam, possuem equipamento, mas não fazem questão de competir. É a categoria que reúne o maior número de inscritos”, revela.

O evento reúne atletas e amantes do ciclismo na modalidade Mountain Bike Maratona XCM, sendo dividido em categorias.  Há aqueles que competem de fato, em busca do título, e possuem o percurso cronometrado. A prova, inclusive, conta pontos para o ranking estadual. Nomes como o de Wolf e Kaio (natural de Cantagalo), que frequentemente conquistam as principais provas da modalidade, estão confirmados.

Para os atletas que desejam apenas curtir o percurso, sem a disputa das colocações, foram criadas as categorias masculino e feminino turismo, com o objetivo de proporcionar a possibilidade dos ciclistas desfrutarem da mesma estrutura, porém sem a pressão da competição. Esta categoria não oferece pódio, mas todos que completam a prova recebem medalhas de finisher. Todos os inscritos na edição do Montanha Cup terão direito a um kit com o numeral para a bike, camisa do evento e brindes. O material deve ser retirado na tenda da organização, até às 9h30, no local da largada.

Para os competidores, a premiação prevê a entrega de troféus para os cinco primeiros colocados de cada uma das categorias federados e não federados. Por se tratar de uma competição de ranking estadual, são necessárias classificação e premiação de acordo com as regras da Federação de Ciclismo do Estado do Rio de Janeiro. Haverá ainda uma premiação em dinheiro na geral, respeitando as categorias por idade. Concorrem na geral a soma dos atletas das categorias federados e não federados que realizam o percurso.

O Montanha Cup é dividido em diversas categorias e contempla participantes dos 15 aos 67 anos. De acordo com a organização, os atletas de alto nível devem concluir a prova em no máximo duas horas e 30 minutos, enquanto os amadores podem chegar até seis horas de prova. “Organizar uma prova dessas é complicado, e não seria possível sem alguns apoios e patrocínios. A Prefeitura de Nova Friburgo sempre me apoiou, desde o primeiro evento, e esse ano atua como co-realizadora. Agradeço também à Stam, que está comigo desde a primeira edição, à Energisa, que me apoia desde 2009, ao Plano GS e à Toyoserra. Temos vários outros parceiros que entram com a logística que também não posso deixar de agradecer”, finaliza Miéle.

Sucesso há mais de uma década

A ideia de realizar o Montanha Cup surgiu há dez anos, através do cirurgião-dentista Orlando Miéle Júnior. Apaixonado pelo esporte visualizou o potencial das trilhas para organizar uma competição de ciclismo em Nova Friburgo. Logo na primeira edição, o Montanha Cup reuniu 150 atletas, algo inédito no estado. 

Além de incentivar o esporte, o evento também estimula o turismo. Hotéis, pousadas e restaurantes do município recebem um grande público durante o fim de semana de competição. Os ciclistas geralmente aproveitam a oportunidade para trazer familiares e amigos. Desta forma, as belezas naturais, o clima e a gastronomia de Nova Friburgo ficam aquecidos durante os dias de realização do Montanha Cup. De acordo com os organizadores do evento, boa parte dos participantes é de outras cidades.

  • Pilotos encaram trilhas e suas dificuldades pela natureza de Nova Friburgo

    Pilotos encaram trilhas e suas dificuldades pela natureza de Nova Friburgo

  • Percurso do Montanha Cup chega a durar horas e desafia a habilidade dos atletas

    Percurso do Montanha Cup chega a durar horas e desafia a habilidade dos atletas

  • Alguns atletas de renome, como Henrique Avancini, participam anualmente do evento

    Alguns atletas de renome, como Henrique Avancini, participam anualmente do evento

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: ciclismo
Publicidade